Topo

'Herói da mochila' defendeu crianças em ataque a faca em parque na França

Henri D"Anselme usou uma mochila para proteger crianças durante um ataque em Annecy, no sul da França, nesta quinta-feira (8) - Reprodução/Redes Sociais
Henri D'Anselme usou uma mochila para proteger crianças durante um ataque em Annecy, no sul da França, nesta quinta-feira (8) Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

09/06/2023 16h34

Um jovem francês de 24 anos usou uma mochila para proteger crianças do agressor que atacou seis pessoas a faca em um parque na França, na quinta-feira (8). As cenas foram gravadas e compartilhadas na internet, rendendo ao rapaz o apelido de "herói da mochila".

O que aconteceu?

Henri D'Anselme correu atrás de um homem que realizava ataques a faca em um parque em Annecy, sul da França. Nas imagens compartilhadas na internet, D'Alselme aparece perseguindo o agressor com uma mochila à frente do corpo para se proteger.

O "herói da mochila" publicou imagens do local momentos antes do ataque. D'Anselme divulgou um story mostrando o lago de Annecy na manhã de quinta-feira. Uma hora depois, compartilhou nova publicação, já com os bombeiros atendendo as vítimas no local.

Era impossível deixar as pessoas serem atacadas por alguém que parecia ser um louco perigoso. Ele tentou a certa altura me atacar, nossos olhares se cruzaram e percebi que era alguém que não estava em estado normal, havia algo muito ruim nele que precisava ser parado"
Henri D'Anselme, o "herói da mochila", em entrevista à TV francesa

Abdalmasih H. esfaqueou quatro crianças e dois idosos durante os ataques. O agressor é sírio, católico e vivia como refugiado na Suécia desde 2013. Segundo sua ex-mulher, o suspeito a deixou e foi para França há oito meses, após não conseguir a nacionalidade sueca. Os dois se casaram há dois anos e tiveram uma filha.

Seis pessoas ficaram feridas no ataque, entre elas quatro crianças. Duas delas tiveram ferimentos mais graves, mas já apresentam quadro estável. Todas as vítimas do ataque tiveram de passar por cirurgias.

Quem é o "herói da mochila"

O "herói da mochila" D'Anselme viaja pela França há 2 anos e meio visitando igrejas. Ele reúne registros dos passeios na página "Le chant des cathedrales" (O canto das catedrais), no Instagram. Nascido no noroeste de Paris, o jovem é católico fervoroso e formado em gestão internacional em Marselha.

Franceses querem que o "herói da mochila" receba a Legião da Honra. A homenagem é a principal honraria concedida pelo governo francês. Nas redes sociais, apenas uma das páginas vinculadas ao D'Anselme viu o número de seguidores saltar de 6 mil para 85 mil nas últimas horas.

O presidente francês Emmanuel Macron recebeu D'Anselme nesta sexta-feira (9) e agradeceu pelo gesto heróico. Macron também prometeu dar ao jovem um convite para reinauguração da catedral de Notre-Dame, após receber o pedido do "herói da mochila". Em 15 de abril de 2019, um incêndio atingiu o topo da igreja, localizada na capital parisiense, que se encontra em obras desde então.