Topo

'Ainda brilha': os detalhes da espada de 3 mil anos achada na Alemanha

Objeto estava em túmulo de três pessoas - Divulgação/Departamento de Preservação de Monumentos da Baviera
Objeto estava em túmulo de três pessoas Imagem: Divulgação/Departamento de Preservação de Monumentos da Baviera

Colaboração para o UOL

19/06/2023 09h58

Uma espada ortogonal que tem mais de 3 mil anos foi encontrada em um sítio arqueológico na Baviera, que fica no sul da Alemanha. Segundo o Departamento de Preservação de Monumentos da Baviera, o objeto está tão bem conservado que ainda brilha.

A espada de bronze foi encontrada durante escavações em Nördlingen, cidade a 160 quilômetros de Stuttgart. O objeto, que provavelmente data do fim do século 14 a.C., estava em uma sepultura onde três pessoas —um homem, uma mulher e um menino —foram enterrados. Ainda não está claro qual é a relação entre eles.

Espada de mais 3 mil anos encontrada na Alemanha - Divulgação/Departamento de Preservação de Monumentos da Baviera - Divulgação/Departamento de Preservação de Monumentos da Baviera
Imagem: Divulgação/Departamento de Preservação de Monumentos da Baviera

Lâmina feita para cortar

Os pesquisadores acreditam que a espada era utilizada como arma, e que provavelmente foi deixada no túmulo como um presente.

"O centro de gravidade na parte frontal da lâmina indica que ela foi balanceada principalmente para cortar", diz comunicado do Departamento.

Mathias Pfeil, chefe do órgão, afirma que o achado é "muito raro", já que o estado de preservação da peça é "extraordinário". "A espada e o túmulo ainda precisam ser examinados para que nossos arqueólogos possam classificar o achado de forma mais precisa", diz o comunicado.