Carta de Cristóvão Colombo sobre 'descoberta' da América vai a leilão
Do UOL, em São Paulo
30/09/2023 14h42Atualizada em 30/09/2023 14h43
Uma carta escrita por Cristóvão Colombo em 1493 será vendida.
O que aconteceu:
Uma rara tradução em latim da carta de Cristóvão Colombo anunciando o "descobrimento" da América do Norte será colocada à venda. As informações são do jornal The Guardian.
O documento poderá ser arrematado por até US$ 1,5 milhão em um leilão da Christie's. O documento fazia parte de uma coleção privada na Suíça há quase um século.
Quando escreveu a carta, Colombo acreditava estar nas ilhas perto do Japão. O incunábulo (termo referente a impressões feitas até 1500) era usado para transmitir rapidamente notícias das "descobertas" de Colombo à elite europeia.
A viagem de Colombo criou "uma rota viável e comercialmente explorável" através do Atlântico pela primeira vez, afirmou o biógrafo Felipe Fernández-Armesto ao The Guardian.
Na carta, Colombo elogia os ricos recursos naturais da América e diz que os povos nativos são "extraordinariamente tímidos" e "tão insuspeitos e tão generosos" que são "como tolos".
Depois de explorar a América do Norte, os países europeus conseguiram alcançar a China, Índia e as nações islâmicas, onde exploraram riquezas e escravizaram povos.
Nos EUA, as estátuas e monumentos de Colombo foram demolidos e vandalizados. Alguns estados deixaram o Dia de Colombo, um feriado federal, para celebrar o Dia dos Povos Indígenas.