'Bastante esperança', diz brasileiro em Gaza após fronteira reabrir
Do UOL, em São Paulo
06/11/2023 16h18Atualizada em 06/11/2023 18h17
O brasileiro Hasan Rabee, um dos que aguardam liberação para deixar Gaza, estar com "bastante esperança" após a reabertura da fronteira com o Egito. Deu a declaração por meio de perfil no Instagram.
O que aconteceu:
A passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito, foi reaberta na manhã desta segunda-feira (6) para saída de egípcios e estrangeiros.
A autoridade fronteiriça de Gaza, controlada pelo Hamas, afirmou que a passagem está liberada para os listados desde 1º de novembro. A passagem de Rafah ficou fechada por dois dias, após abertura a partir de acordo entre os governos do Egito e Israel, sob mediação do Qatar e em coordenação com os Estados Unidos.
Ainda não se sabe se há brasileiros na lista de pessoas autorizadas a sair de Gaza. Há expectativa de que eles possam deixar a região até quarta (8), segundo o Itamaraty.
O grupo de brasileiros em Gaza é composto por 34 pessoas. Dessas, 24 são brasileiros, sete são palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e seis são homens.
(A reabertura) É um bom sinal para os próximos dias, se pudermos já estar na lista. A gente está com bastante esperança e vamos ver se nos próximos dias a gente já consegue sair.
Hasan Rabee
Os brasileiros e seus familiares estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza - com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação - até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira os aguarda.
O Hamas diz que impôs como condição para a reabertura da fronteira que ambulâncias com pessoas feridas pudessem ir para Rafah. Isso aconteceu após um ataque israelense atingir um comboio de ambulâncias em Gaza.