Passagem em Rafah é reaberta para saída de estrangeiros de Gaza, diz Hamas
A passagem de fronteira com o Egito foi reaberta na manhã de hoje para saída de estrangeiros de Gaza.
O que aconteceu:
A autoridade fronteiriça de Gaza, controlada pelo Hamas, afirmou que passagem de fronteira de Rafah está aberta para saída de egípcios e estrangeiros listados desde 1º de novembro. A fronteira ficou aberta por três dias, até sexta (3), mas foi fechada e reaberta nesta segunda-feira (6).
O Hamas diz que impôs como condição para a reabertura da fronteira que ambulâncias com pessoas feridas pudessem ir para Rafah. Isso aconteceu após um ataque israelense atingir um comboio de ambulâncias em Gaza.
Ainda não se sabe se há brasileiros na lista de pessoas autorizadas a sair de Gaza. Há expectativa de que brasileiros possam deixar a região até quarta (8), segundo o Itamaraty.
O ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, me deu garantias que até quarta-feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah.
Ministro Mauro Vieira
O grupo de brasileiros em Gaza é composto por 34 pessoas. Dessas, 24 são brasileiros, sete são palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos. Do total, 18 são crianças, 10 são mulheres e seis são homens.
Os brasileiros e seus familiares estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza - com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação - até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira os aguarda.
*Com informações de Reuters e AFP
Deixe seu comentário