Como será a posse de Javier Milei, novo presidente da Argentina

A cerimônia posse de Javier Milei como novo presidente da Argentina começa às 11h (horário de Brasília), deste domingo (10), em Buenos Aires. Diversos chefes de Estado vão participar da cerimônia.

Como será a posse

O evento deve iniciar com o juramento do ultradireitista, no Congresso Nacional. Em seguida, Javier Milei deve quebrar a tradição e fazer um discurso nas escadarias do edifício para o público presente ao lado de fora do prédio,.

Apoiadores do novo presidente foram convocados por ele para acompanhar a posse e "celebrar a liberdade". Milei afirmou que faz questão de estar próximo de seus eleitores e prometeu passar uma "mensagem ao país" durante a cerimônia.

Alberto Fernández, que deixa o cargo, passará a faixa ao novo presidente. A entrega está prevista para ser realizada na Câmara dos Deputados e não na Casa Rosada, sede do Executivo —como ocorre tradicionalmente.

A cerimônia será transmitida pela TV e pelas redes sociais oficiais da Câmara dos Deputados. Ela vai ser conduzida pela atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner —que também ocupa o cargo de presidente do Senado.

O roteiro da posse

Javier Milei deixará o Hotel Libertador, na região central de Buenos Aires, escoltado em um carro fechado. O argentino está hospedado no local — onde, além de residência, montou seu escritório de trabalho — há mais de dois meses.

Do hotel, o novo presidente segue para o Congresso. De lá irá em num carro conversível à catedral da cidade, onde participa de uma missa às 13h.

Continua após a publicidade

Presidentes de outros países e autoridades serão recebidos por Milei no salão branco da Casa Rosada, sede do governo, por volta das 14h. No mesmo local os ministros serão empossados às 17h30.

Adversário político do argentino, o presidente Lula (PT) não comparecerá à posse. O representante brasileiro na cerimônia será o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Convidado para a posse, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou à Argentina na quinta-feira (7).

Após juramento e um coquetel para convidados, na Casa Rosada, o encerramento da posse deve ocorrer no Teatro Colón. No local, Javier Milei e seus convidados acompanharão uma apresentação artística.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes