Topo

Sebastián Piñera é velado no Chile; cerimônia é aberta ao público

Caixão com o corpo do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera chega ao Palácio do Congresso Nacional, em Santiago Imagem: RODRIGO ARANGUA / AFP - 7.fev.2024

08/02/2024 12h54Atualizada em 08/02/2024 15h07

O funeral do ex-presidente chileno Sebastián Piñera, morto em um acidente de helicóptero, terá três dias de duração.

O que aconteceu

Três dias de luto e cerimônias fúnebres começaram na quarta-feira (7). O caixão chegou ao Palácio do Congresso Nacional, em Santiago, ontem. O velório é aberto à população até amanhã, explicou o ministro das Relações Exteriores, Alberto van Klaveren.

Caixão será levado até a Catedral Metropolitana para a celebração de uma missa e, na sequência, para o Palácio La Moneda. A cerimônia deve contar com a presença "dos líderes ou presidentes estrangeiros que desejam participar do funeral". Entre os já confirmados estão os ex-presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e do Paraguai, Mario Abdo.

Caixão foi recebido pelo presidente Gabriel Boric. Os restos mortais do ex-presidente chegaram à sede do Grupo 10 da Aeronáutica (FACh), em Santiago. O corpo foi levado de Valdivia para a capital em um voo da Força Aérea. "Hoje expressei pessoalmente minhas condolências à família e entes queridos do presidente Sebastián Piñera Echenique", escreveu Boric.

No mesmo voo estavam os quatro filhos de Piñera, alguns netos e a viúva, Cecilia Morel, casada com Piñera desde 1973. O cortejo seguiu para a sede do Congresso Nacional, local do velório do ex-presidente.

Sepultamento será em cerimônia reservada. O local do enterro não foi revelado.

Aeronave caiu por más condições climáticas

Local do acidente passava por chuva e ventos fortes. A queda do helicóptero ocorreu em um rio em Lago Ranco, na região de Los Ríos, logo nos primeiros minutos de voo, por volta de 15h no horário local.

Piñera mandou os passageiros do helicóptero que ele pilotava pularem antes da queda. O relato é da irmã dele, Magdalena Piñera, que estava a bordo da aeronave no momento do acidente.

Ex-presidente chileno morreu por afogamento. O Serviço Médico Legal do Chile na cidade de Valdivia, no sul do país, realizou uma autópsia durante a noite ontem em Piñera.

Com AFP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sebastián Piñera é velado no Chile; cerimônia é aberta ao público - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional