Conteúdo publicado há 4 meses

Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu hoje em um acidente de helicóptero. A informação foi confirmada pela família dele.

O que aconteceu

Aeronave caiu por más condições climáticas, devido a chuva e ventos fortes. A queda do helicóptero ocorreu em um rio em Lago Ranco, na região de Los Ríos, logo nos primeiros minutos de voo, por volta de 15h no horário local.

Helicóptero era particular e estaria sendo pilotado por Piñera no momento da queda. Além do ex-presidente chileno, também estariam a bordo mais três pessoas, entre elas uma irmã dele.

Aeronave ficou a 40 metros de profundidade e Piñera teria ficado preso ao cinto de segurança. Segundo o T13, do Canal 13, os outros três passageiros foram encontrados por socorristas. Não há, porém, detalhes sobre o estado de saúde deles.

A agência nacional de desastres do Chile confirmou que ocorreu um acidente de helicóptero em Lago Ranco. O órgão não cita o nome das pessoas que estavam no local, mas diz que uma pessoa morreu e três ficaram feridas.

Declaração do gabinete de Sebastián Piñera sobre a morte do ex-presidente
Declaração do gabinete de Sebastián Piñera sobre a morte do ex-presidente Imagem: Reprodução

Governo decreta luto nacional

O governo do Chile decretou luto nacional de três dias. O presidente Gabriel Boric ainda determinou que um funeral de Estado fosse realizado.

Com isso, todas as sedes do Governo, repartições e departamentos públicos, devem hastear a bandeira nacional a meio mastro durante os dias de vigência da medida. Atos e cerimônias governamentais comemorativas também são suspensas.

Continua após a publicidade

"E certamente procuramos transmitir a nossa solidariedade e apoio à sua família", disse a ministra do Interior, Carolina Tohá.

Queremos expressar o nosso choque por esta tragédia, enviar um abraço de solidariedade à família do ex-presidente, a todos os que lhe são próximos, mas também a todos os chilenos, porque Sebastián Piñera Echeñique foi o presidente democrático do Chile em duas ocasiões, e terá, consequentemente, todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece
Carolina Tohá, ministra do Interior

Quem foi Sebastián Piñera

Piñera foi presidente do Chile duas vezes. O líder de direita governou o país de 2010 a 2014, e depois de 2018 a 2022.

Sua chegada ao poder interrompeu um ciclo de presidentes da esquerda no Chile desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988. Depois do último mandato, ele foi sucedido pelo atual presidente do Chile, Gabriel Boric.

Ex-presidente nasceu em Santiago do Chile, em 1949. Criado em uma família de classe média, ele é o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera, engenheiro e diplomata que participou da fundação da Democracia Cristã.

Continua após a publicidade

Piñera se formou em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile. Depois, fez mestrado e doutorado em Economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde também foi professor assistente. Ele também deu aulas em universidades chilenas.

O ex-presidente também atuou como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial, além de ter trabalhado na Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe).

Deixe seu comentário

Só para assinantes