Conteúdo publicado há 1 mês

Josias: Milei precisa ver que Brasil é mais útil como aliado do que inimigo

Ao impedir brasileiros de entrarem na Argentina, o presidente Javier Milei imita o que Donald Trump fez com mexicanos, mas com a diferença de que o Brasil é a potência nessa relação, analisou o colunista Josias de Souza no UOL News da manhã desta quarta-feira (21).

Relatos de brasileiros que chegaram ao aeroporto de Buenos Aires, mas foi mandado de volta para o Brasil, sob a alegação de que se tratam de falsos turistas têm se repetido nos últimos dois meses.

Milei está imitando o Trump, confundindo o Brasil com o México, só que comete um erro de avaliação que não seria razoável para uma pessoa que se diz economista: ele se esquece que na relação da Argentina com o Brasil, quem faz o papel de potência é o Brasil, não a Argentina.
Josias de Souza, colunista do UOL

Uma das regras de ouro da diplomacia é a reciprocidade. Se ele começa a perseguir brasileiros que vão para a Argentina estudar ou trabalhar, ele permite que o Brasil faça a mesma coisa com os argentinos que estão no país. Muitos argentinos estão no Brasil para trabalhar e são muito bem-vindos. Agora, se você começa a perseguir brasileiros em solo argentino, você abre a perspectiva de que o Brasil faça o mesmo com argentinos que estão no país.

Em segundo lugar, o Milei, que está com o pires na mão, precisa considerar que o Brasil, pelo peso que tem na região e pela importância econômica, pode ser muito mais útil como aliado do que inimigo. Daqui a pouco ele está divergindo em matérias de maior relevo do governo brasileiro. O Brasil, na relação com a Argentina, não é a mesma coisa que o México em relação aos Estados Unidos.

UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes