Fim do mistério: navio desaparecido há 120 anos é encontrado por 'acidente'

Um navio a vapor de construção britânica que desapareceu há 120 anos foi descoberto na costa da Austrália.

O que aconteceu

O SS Nemesis transportava carvão. Navio de 73 metros de comprimento e 1.393 toneladas partiu de Newcastle, na Inglaterra, com destino a Melbourne, na Austrália, em julho de 1904.

Após enfrentar uma forte tempestade, a embarcação desapareceu no mar. O SS Nemesis foi visto pela última vez perto da cidade de Wollongong, ao sul de Sydney, por outro navio também atingido pela tempestade.

Ao todo, 32 tripulantes estavam no navio que desapareceu —não houve sobreviventes. Entre eles, estavam australianos, britânicos e canadenses. Nas semanas seguintes ao incidente, os corpos desses tripulantes chegaram à costa, na praia de Cronulla, junto com destroços do navio. A localização do naufrágio, no entanto, permaneceu desconhecida por anos.

Descoberta por "acidente". Em maio de 2022, a Subsea Professional Marine Services, uma empresa de pesquisa marítima que procurava contêineres de carga perdidos na costa de Sydney, acidentalmente encontrou destroços do navio.

Navio SS Nemesis foi encontrado a 28 km da costa
Navio SS Nemesis foi encontrado a 28 km da costa Imagem: Divulgação / CSIRO

Quase dois anos de investigações

O SS Nemesis foi encontrado a 28 km da costa do estado australiano de Nova Gales do Sul, 160 metros debaixo d'água. Devido à sua localização, foram necessários quase dois anos para que especialistas analisassem as evidências e confirmassem que se tratava do navio desaparecido há 120 anos.

Envolvimento de órgãos do governo. A descoberta da Subsea Professional Marine Services foi relatada ao Heritage NSW, o Ministério do Meio Ambiente e Patrimônio de Nova Gales do Sul.

Continua após a publicidade

Naufrágio só foi identificado como SS Nemesis em setembro de 2023, quando a CSIRO, a agência científica nacional da Austrália, também se envolveu nas investigações e capturou imagens subaquáticas que confirmaram as suspeitas.

As imagens capturadas mostram o navio de ferro ainda em pé, com "danos significativos na proa e na popa", ao mesmo tempo que "algumas estruturas importantes ainda estavam intactas e identificáveis, incluindo duas âncoras".

Imagem de câmera subaquática da investigação sobre o navio SS Nemesis
Imagem de câmera subaquática da investigação sobre o navio SS Nemesis Imagem: Divulgação / CSIRO

Investigação também revelou como o navio afundou. Segundo o The Guardian, os pesquisadores acreditam que o motor da embarcação ficou sobrecarregado durante a tempestade. Quando foi atingido por uma grande onda, o navio afundou rápido demais para que os botes salva-vidas fossem usados pelos tripulantes.

"O mistério de 120 anos do SS Nemesis e dos 32 tripulantes perdidos no mar foi resolvido", declararam funcionários do governo em comunicado à imprensa.

Agora, de acordo com o The Independent, autoridades de Nova Gales do Sul vão procurar familiares dos tripulantes australianos, britânicos e canadenses. "Esta descoberta e confirmação da identidade do naufrágio não só fornece informações arqueológicas significativas sobre o navio e o evento do naufrágio, mas, mais importante, pode oferecer algum consolo às famílias e amigos daqueles que morreram a bordo", disse Brad Duncan, arqueólogo marítimo sênior do Heritage NSW.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.