Conteúdo publicado há 1 mês

Mulheres são presas por jogarem geleia em busto de rainha na Escócia

Duas mulheres foram presas após realizarem um protesto em um museu de Glasgow, na Escócia, que deixou um busto em mármore da rainha Vitória coberto por mingau e geleia.

O que se sabe

O ato, classificado pelas autoridades como vandalismo, atingiu também o pedestal da estátua (pichado com um palavrão em vermelho) durante o incidente ocorrido ontem (3) na Galeria e Museu de Arte de Kelvingrove.

A polícia da Escócia disse que duas mulheres, de 23 e 30 anos, foram presas e acusadas de conexão com o incidente no museu. Elas foram indiciadas e liberadas sob o compromisso de comparecerem posteriormente ao Tribunal de Glasgow, segundo apurou o jornal The Guardian.

A manifestação foi assumida pelo grupo de campanha climática This Is Rigged. Em comunicado, a liderança disse que os manifestantes realizaram o ato para "aumentar a conscientização sobre o aumento da insegurança alimentar em todo o país".

Recusamo-nos a ser arrastados de volta à era vitoriana. Doenças como o raquitismo, que antes assombravam as favelas vitorianas, estão agora em forte aumento na Escócia, com 356 diagnósticos na área metropolitana de Glasgow e Clyde no ano passado.
Liderança do This is Rigged, em comunicado

O grupo agora está fazendo um apelo ao governo escocês para implementar um centro alimentar comunitário para cada 500 famílias na Escócia. A campanha contínua do grupo também insta os supermercados a reduzirem o custo da fórmula infantil para os preços praticados em março de 2021.

O busto comemorativo de Vitória foi encomendado ao escultor Francis John Williamson, em comemoração ao jubileu de Ouro da rainha, em 1887. Apesar de o original estar no museu escocês, cópias foram feitas e distribuídas por todo o Império Britânico.

Deixe seu comentário

Só para assinantes