Topo

Após 4 dias, Itamaraty repudia ataque de Israel a ONG em Gaza

Pessoas se reúnem em torno da carcaça de um carro usado pelo grupo de ajuda mundial World Central Kitchen, com sede nos EUA, que foi atingido por um ataque israelense no dia anterior em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, em 2 de abril de 2024 Imagem: -/AFP

Colaboração para o UOL

04/04/2024 10h41Atualizada em 04/04/2024 10h41

O governo brasileiro repudiou hoje o ataque aéreo israelense que matou sete trabalhadores de uma ONG na região de Deir el-Balah, na Faixa de Gaza.

O que aconteceu

O governo diz ter tomado conhecimento, com "profunda consternação", do ataque aéreo. Ao expressar sua solidariedade ao povo da Palestina e dos demais países de nacionalidade das vítimas (Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Polônia), sobretudo a seus familiares, o Brasil lamenta que mais de 200 agentes humanitários tenham sido mortos na Faixa de Gaza desde outubro de 2023.

O governo brasileiro reitera na nota o" firme repúdio" a toda e qualquer ação militar contra alvos civis. Netanyahu havia declarado que o ataque havia sido involuntário. "Isso acontece na guerra. Foi um caso trágico no qual nossas forças atingiram involuntariamente pessoas inocentes na Faixa de Gaza", afirmou o premiê.

Ontem, o chef espanhol José Andrés, fundador da WCK, rebateu o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao dizer que a ofensiva "não foi apenas um erro infeliz". Na opinião do chef, ocorreu um ataque direto a veículos claramente marcados, cujos movimentos eram conhecidos pelas forças israelenses.

O presidente de Israel, Issac Herzog, pediu desculpas na terça-feira (2) ao fundador da WCK pelas mortes. Ele afirmou que Israel tem o "compromisso" em "fornecer e melhorar a ajuda humanitária ao povo de Gaza".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após 4 dias, Itamaraty repudia ataque de Israel a ONG em Gaza - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional