Milei vai aos EUA pela 3ª vez desde eleição e deve se reunir com Elon Musk
Do UOL, em São Paulo
09/04/2024 18h26Atualizada em 09/04/2024 18h36
O presidente da Argentina, Javier Milei, embarca hoje para os Estados Unidos, onde deve visitar uma fábrica da Tesla e se encontrar com seu CEO, Elon Musk. O bilionário vive um embate com o STF (Supremo Tribunal Federal) brasileiro e recentemente fez ataques ao ministro Alexandre de Moraes.
O que aconteceu
Reunião entre Milei e Musk está marcada para sábado (13). A informação foi confirmada a jornalistas por Manuel Adorni, porta-voz da Casa Rosada, sede do governo argentino. Milei foi convidado pelo próprio Musk para conhecer uma fábrica da Tesla em Austin, no Texas, de acordo com o jornal Clarín.
Presidente argentino embarca hoje para os EUA. Milei viajará acompanhado de sua irmã Karina e uma "pequena comitiva", ainda segundo o Clarín. Ele parte às 22h40 em um voo comercial da Aerolíneas Argentinas com destino a Miami. Inicialmente, a volta estava prevista para sexta (12), mas foi adiada devido à reunião com Musk. É a terceira vez que Milei vai aos EUA desde sua eleição, em novembro de 2023.
Milei ainda receberá homenagem de judeus. O presidente argentino tem um jantar marcado para amanhã (10), em Bal Harbour, onde será homenageado por seus "incansáveis esforços" por Israel. Na quinta (11), Milei se encontrará com o brasileiro Ilan Goldfajn, presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e participará de uma palestra no Instituto de Políticas Públicas Jack D. Gordon.
Encontro já havia sido antecipado por Milei há poucos dias. Na semana passada, em entrevista à agência Bloomberg, o presidente argentino sugeriu que o encontro com Musk aconteceria "em breve". "Ele será um jogador ativo e terá um papel preponderante na nova Argentina que sai da decadência", afirmou. "A Starlink [empresa de Musk que desenvolve satélites] já está entrando na Argentina".
Musk fez vários acenos a Milei nos últimos meses. Em janeiro, o bilionário elogiou o discurso do presidente argentino no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, onde defendeu o capitalismo e disse que o Ocidente está em "perigo". "Boa explicação sobre o que torna os países mais ou menos prósperos", escreveu Musk em sua conta no X, antigo Twitter, do qual também é dono (veja abaixo).
(Com AFP)