Acidente com presidente do Irã gera apreensão entre autoridades globais
Representantes de diversos países demonstraram preocupação com falta de informações sobre o helicóptero que levava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. O porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que ele também acompanha com preocupação o caso. A aeronave ainda não foi localizada, e o estado de saúde de Raisi não é conhecido.
O que aconteceu
Repercussão global. Autoridades de países como Paquistão, Cuba e Venezuela publicaram no X sobre o acidente envolvendo o presidente do Irã.
Ajuda nas buscas. Os governos da Arábia Saudita, Turquia, Rússia, Iraque, Armênia, Azerbaijão, Iraque e Catar ofereceram ajuda logística para a operação de busca e resgate.
Rússia enviou helicópteros e 50 socorristas. Segundo a agência de notícias iraniana IRNA, um assessor do presidente Vladimir Putin anunciou o envio de dois helicópteros e 50 socorristas especialistas em resgate em montanhas para auxiliar nas buscas pela aeronave. Segundo o assessor de Putin, Igor Levitin, o presidente russo expressou preocupação com a saúde do presidente iraniano.
Turquia enviou especialistas. Segundo a rede de notícias Al Jazeera, o país enviou 32 montanhistas de resgate para auxiliar o Irã nas buscas pelo helicóptero do presidente.
Secretário-geral da ONU, António Guterres, espera pela segurança do presidente. É o que disse o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, segundo a agência de notícias iraniana IRNA.
O líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, pediu orações às pessoas que estavam no helicóptero. Ele também disse à população que não haverá rupturas na política do país com o incidente.
"Todos deveriam orar pela saúde dessas pessoas que servem a nação iraniana", escreveu. "A nação não precisa ficar preocupada ou ansiosa, pois a administração do país não será perturbada de forma alguma."
Eveyone should pray for the health of these people who are serving the Iranian nation. The nation doesn't need to be worried or anxious as the administration of the country will not be disrupted at all.
-- Khamenei.ir (@khamenei_ir) May 19, 2024
Paquistão se manifesta. "Nossas orações estão com o presidente Raisin e toda nação iraniana" disse o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif
Heard the distressing news from Iran regarding Hon. President Seyyed Ebrahim Raisi's helicopter. Waiting with great anxiety for good news that all is well. Our prayers and best wishes are with Hon.President Raisi and the entire Iranian nation.
-- Shehbaz Sharif (@CMShehbaz) May 19, 2024
Chanceler e presidente da Venezuela. O chanceler venezuelano, Yvan Gil, disse que o presidente Nicolás Maduro acompanha de perto a situação. "O povo e o governo bolivariano se mantêm em oração para que as equipes de resgate tenham êxito em devolver às suas casas sãos e salvos todos os ocupantes da aeronave presidencial iraniana".
El Presidente @NicolasMaduro está siguiendo de cerca los acontecimientos relacionados con el vuelo accidentado del helicóptero del Presidente de la República Islámica de Irán, Ebrahim Raisi, según las informaciones oficiales que se han emitido desde este hermano país.
-- Yvan Gil (@yvangil) May 19, 2024
El pueblo?
Presidente de Cuba. "Nossa solidariedade e os melhores desejos e esperança de que sejam localizados com saúde", disse Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Consternados por las noticias, expresamos al Líder Supremo Ayatolá Ali Khamenei y al querido pueblo de la República Islámica de Irán, nuestra solidaridad y los mejores deseos y esperanzas de que sean localizados sin afectación a su salud el Presidente Raisi y sus acompañantes. pic.twitter.com/tXIzt3iqwa
-- Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) May 19, 2024
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberArábia Saudita. Rival regional do Irã, o ministério das Relações Exteriores do país expressou solidariedade e ofereceu "qualquer ajuda" que os iranianos precisem.
#Statement | The Foreign Ministry issued a statement that the government of Saudi Arabia is following with great concern what was circulated in the media regarding the helicopter carrying the Iranian President H.E. Dr. Ebrahim Raisi and the delegation accompanying the President. pic.twitter.com/n7UVaQn6h8
-- Foreign Ministry (@KSAmofaEN) May 19, 2024
Emirados Árabes Unidos. O embaixador dos Emirados Árabes no Irã, Saif Mohamed Al Zaabi, disse que reza pelo bem-estar do presidente iraniano e toda sua delegação. O país também se colocou à disposição para auxiliar na operação de busca e resgate. As informações são da Emirates News Agency.
Condições climáticas dificultam resgate. A região onde as buscas são feitas é montanhosa, e o mau tempo dificulta acesso ao local. Em um vídeo publicado no X pela agência de notícias IRNA é possível ver que está de noite e chovendo. Imagens de horas antes mostram que havia intensa neblina na região. Veja abaixo:
Weather conditions during the rescue operation of the president's helicopter pic.twitter.com/UOUrKo8CP8
-- IRNA News Agency (@IrnaEnglish) May 19, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.