Vídeo mostra presidente do Irã dentro de helicóptero antes de acidente
Do UOL, em São Paulo
19/05/2024 21h18Atualizada em 20/05/2024 10h48
Imagens divulgadas pela TV estatal iraniana IRINN mostram o presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva dentro do helicóptero antes de a aeronave fazer um pouso forçado. Ninguém do grupo sobreviveu.
O que aconteceu
Helicóptero teria pousado entre duas cidades do Irã. Segundo a agência estatal de notícias IRNA, o acidente aconteceu entre Varzagan e Jolfa, na província de Azerbaijão Oriental.
Mortes foram confirmadas por volta das 7h (local, 0h30 de segunda-feira em Brasília). Além do presidente Ebrahim Raisi, morreram o chanceler Hossein Amir-Abdollahian; Malek Rahmati, governador de Azerbaijão Oriental; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
Relevo e mau tempo na região dificultaram os trabalhos. O local onde o helicóptero fez o pouso forçado é montanhoso e de difícil acesso. A chuva e a neblina também atrapalharam as buscas pela aeronave.
Líder supremo do Irã pediu orações. "Todos deveriam orar pela saúde dessas pessoas que servem à nação iraniana. A nação não precisa ficar preocupada ou ansiosa, pois a administração do país não será afetada de forma alguma", escreveu o aiatolá Ali Khamenei em sua conta no X (antigo Twitter).
Mais cedo, Raisi esteve com o presidente do Azerbaijão. O presidente iraniano participou com Ilhan Aliyev de uma inauguração de barragem no rio Aras, na fronteira entre os dois países. Uma foto dos dois foi publicada nas redes sociais.