Estátua de Anne Frank, morta no Holocausto, é pichada com 'Gaza' na Holanda
Uma estátua de Anne Frank em Amsterdã, na Holanda, foi pichada com a palavra "Gaza" na terça-feira (9). Anne foi uma adolescente alemã de origem judaica que morreu em 1945, vítima do Holocausto.
O que aconteceu
Monumento foi rabiscado com tinta vermelha. A estátua fica localizada em um praça em Merwedeplein, perto de onde Anne e sua família viviam antes de serem forçados a se esconder.
Prefeita de Amsterdã condenou o ato: 'Vergonha'. Em publicação no Instagram, Femke Halsema escreveu: "Esta jovem garota, que foi cruelmente assassinada pelos nazistas aos 15 anos de idade, nos lembra todos os dias da humanidade e da gentileza nos momentos mais difíceis. Como você pode ter coragem de cometer tamanha violência contra a sua memória?".
Entidade judaica na Holanda também manifestou repúdio. "Mais antissionismo", ironizou o CIDI (Centro de Informação e Documentação de Israel). A organização foi fundada em 1974 na Holanda com o objetivo de combater o antissemitismo e garantir o direito do judeus a uma existência pacífica e segura em todo o mundo (leia abaixo).
Polícia foi acionada e abriu uma investigação. A denúncia de vandalismo foi feita na tarde de ontem, segundo disse um porta-voz da polícia à CNN. Ninguém foi preso ainda.
Não há justificativa para isso. Nenhum palestino foi ajudado porque alguém profanou a imagem preciosa de Anne Frank.
Femke Halsema, prefeita de Amsterdã
Mais 'antissionismo': a estátua de Anne Frank em Merwedeplein, em Amsterdã, onde a adolescente judia viveu antes de ser forçada a se esconder, em 1942, foi vandalizada com tinta vermelha e a palavra 'Gaza'. Uma denúncia foi feita à polícia.
Centro de Informação e Documentação de Israel, no X
Nog meer "antizionisme": het beeldje van Anne Frank op het Merwedeplein in Amsterdam, waar de Joodse dagboekschrijfster woonde tot het moment dat ze in 1942 onderdook, is beklad met rode verf en de tekst 'Gaza'. Er is aangifte gedaan bij de politie. pic.twitter.com/2HBMwRai7Z
-- CIDI ? (@CIDI_nieuws) July 9, 2024
Deixe seu comentário