Mãe indiana e pai jamaicano: quem é Kamala Harris, apoiada por Biden
Colaboração para o UOL*
23/07/2024 04h00
Joe Biden declarou apoio à candidatura de sua vice, Kamala Harris, após anunciar a desistência na corrida presidencial dos EUA. Caso seja nomeada, ela seria a primeira mulher negra e a primeira asiático-americana a liderar a chapa de um grande partido político.
Quem é Kamala Harris?
Filha de pais imigrantes — mãe indiana e pai jamaicano —, Kamala Harris nasceu em Oakland, na Califórnia, em 1964. Ela foi criada principalmente pela mãe, uma ativista de direitos civis e pesquisadora de câncer.
Uma reportagem do jornal The New York Times mostrou como Thulasendrapuram, um vilarejo no sul da Índia, parou para rezar para Harris no dia da eleição em 2020. Esta era a cidade natal do seu avô materno.
A cidade fica a cerca de 350 quilômetros ao sul da capital regional Chennai, de onde veio Shyamala Gopalan, mãe de Harris. Lá, quando criança, ela costumava acompanhar seu avô, que serviu como diplomata, em sua caminhada habitual na praia com seus amigos aposentados, com quem conversava sobre política, igualdade de direitos e corrupção, como ela lembrou em um discurso no ano de 2018.
Eu não tinha consciência disso na época, mas foram aqueles passeios na praia com meu avô em Besant Nagar que tiveram um impacto profundo em quem eu sou hoje.
Kamala Harris
Durante a última campanha ao lado do presidente Joe Biden, a origem mista de Harris foi apontada como um possível obstáculo para ela se identificar com eleitores negros. Sobre isso, ela afirmou em 2019 ao The Washington Post que políticos não devem ser estereotipados por sua cor ou ascendência. "Eu sou quem eu sou. Estou de bem com isso."
Harris cursou o ensino médio no Canadá. Em seguida, voltou para os EUA para estudar ciências políticas e economia, em Washington, DC. Em 1986, voltou para seu estado natal, a Califórnia, para estudar direito.
Ela foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados em 1990 e iniciou sua carreira como promotora pública, subindo na hierarquia para se tornar procuradora-geral da Califórnia, em 2011. Ela foi a primeira mulher, negra e sul-asiática americana a ocupar o cargo.
A carreira de Harris como promotora teve altos e baixos. Ela se autodenominava a "melhor policial" da Califórnia, mas irritou parte da polícia com sua recusa em aplicar sentença de morte contra um acusado de matar um policial. Ao mesmo tempo, foi criticada por uma fraca atuação contra a corrupção dentro das forças policiais.
O início da carreira política foi em 2015, quando concorreu ao Senado, com apoio de Joe Biden e do então presidente dos EUA, Barack Obama. Em 2017, se tornou a segunda mulher negra a tomar posse no Senado.
Em 2019, lançou campanha no partido Democrata para a sua indicação presidencial. À época, Biden foi seu oponente. Ela desistiu da disputa e apoiou Biden, que mais tarde a convidou para ser sua vice-presidente. A chapa foi eleita à presidência dos EUA em novembro de 2020.
Ao ser eleita, ex-procuradora fez história mais uma vez. Ela foi a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira pessoa de origem indiana a tomar posse como vice-presidente dos EUA, em novembro de 2021. Em seu 1º discurso após o anúncio da vitória do democrata Joe Biden, ela destacou que seria a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, mas que não seria a última.
*Com EFE, AFP, Deutsche Welle