Conteúdo publicado há 4 meses

Porta-voz da Casa Branca diz que Biden terminará o mandato: 'Tem planos'

Joe Biden irá terminar seu mandato como presidente dos Estados Unidos após desistir da campanha pela reeleição, segundo declarou porta-voz da Casa Branca neste domingo (21).

O que aconteceu

A declaração foi feita por Andrew Bates. Segundo ele, Biden "está ansioso para terminar seu mandato e entregar mais resultados históricos para o povo americano".

O Presidente Biden herdou uma economia em queda livre e uma taxa de crimes violentos disparada do seu antecessor, e superou ambos, proporcionando o crescimento econômico mais forte do mundo e a taxa de crimes violentos mais baixa em quase 50 anos, enquanto tornava a OTAN maior do que nunca. Ele continuará lutando para proteger as liberdades dos americanos contra proibições radicais ao aborto e ataques ao Estado de direito.
Andrew Bates

Segundo Bates, Biden ainda tem planos para os meses finais de seu mandato. Segundo o porta-voz, os objetivos incluem "continuar a reduzir custos, criar empregos e proteger a Segurança Social, ao mesmo tempo que se opõe à agenda 'MAGAnomics' [política econômica adotada por Trump, em referência a seu lema de sua campanha] que agravaria a inflação e nos levaria à recessão".

Biden ainda ficará por cerca de seis meses na Casa Branca. O presidente deve passar a faixa para seu sucessor ou sucessora apenas no dia 20 de janeiro de 2025.

Declaração é resposta a pedidos de renúncia por republicanos

Após o anúncio da desistência, políticos republicanos foram às redes sociais pedir que o democrata também renuncie à presidência dos EUA. O principal argumento é que se Biden não pode seguir na campanha, ele também não está apto para continuar na presidência.

Um dos pedidos de renúncia veio de J.D. Vance. O candidato republicano à vice-Presidência dos EUA disse que Biden não está "mentalmente apto" para permanecer no cargo.

Se Joe Biden encerrar sua campanha de reeleição, como poderá justificar a permanência como presidente? Não concorrer à reeleição seria uma admissão clara de que o Presidente Trump estava certo o tempo todo sobre Biden não estar mentalmente apto para servir como Comandante-Chefe. Não há meio termo.
J.D. Vance

Continua após a publicidade

O pedido foi reforçado por senadores e deputados republicanos. O presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, disse que a renúncia deveria ser "imediata". "O dia 5 de novembro não será breve o suficiente", argumentou, citando a data das eleições norte-americanas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.