Kamala será única candidata em Convenção dos Democratas, informa partido

O comando do Partido Democrata anunciou que Kamala Harris será a única candidata na votação virtual do Comitê Nacional Democrata, consolidando sua indicação como quase certa para concorrer às eleições presidenciais nos EUA.

O que aconteceu

Harris conquistou o apoio de 3.923 delegados e será a única candidata a ser considerada. Os delegados da Convenção dos Democratas começarão a votar na nomeação de Kamala nesta quinta-feira (1º) e terminarão no dia 5 de agosto.

Três outras pessoas se candidataram para se inscrever no Comitê. Apesar disso, não conseguiram reunir as 300 assinaturas de delegados necessárias para entrar na votação virtual.

Se Kamala vencer a chamada virtual, será nomeada candidata oficial na Convenção Nacional Democrata. O evento será no dia 19 de agosto em Chicago e confirmará os candidatos à presidência e vice-presidência que irão concorrer contra Donald Trump.

Delegados democratas de todo o país fizeram suas vozes serem ouvidas, apoiando esmagadoramente a vice-presidente como a provável indicada do Partido
Jaime Harrison, presidente do Comitê, e Minyon Moore, presidente da Convenção

Biden desiste

Joe Biden desistiu da corrida após pressão dos democratas. O anúncio foi feito no dia 21 de julho por meio de carta publicada nas redes sociais.

Biden ofereceu apoio para Kamala ser a nova indicada. A vice-presidente disse horas depois que pretende ''merecer e ganhar'' a nomeação após a desistência de Joe.

A vice-presidente recebeu apoio de outros correligionários. Bill e Hillary Clinton, por exemplo, publicaram uma carta conjunta em que agradecem Biden e declaram apoio à Kamala. Além deles, Barack e Michele Obama ligaram para ela e expressaram apoio.

Continua após a publicidade

Quem é Kamala Harris?

A vice-presidente é filha de pai jamaicano e mãe indiana. Ela foi a primeira mulher, a primeira pessoa negra e a primeira pessoa de origem indiana a tomar posse como vice-presidente dos EUA.

Kamala Harris estudou ciências políticas, economia e direito. Ela foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados em 1990 e iniciou sua carreira como promotora pública.

Ela se autodenominava a "melhor policial" da Califórnia. Kamala irritou parte da polícia com sua recusa em aplicar sentença de morte contra um acusado de matar um policial. Ao mesmo tempo, foi criticada por uma fraca atuação contra a corrupção nas forças policiais.

Harris subiu na hierarquia até se tornar procuradora-geral da Califórnia, em 2011. Ela foi a primeira mulher, negra e sul-asiática americana a ocupar o cargo.

O início da carreira política foi em 2015, quando concorreu ao Senado, com apoio de Joe Biden e do então presidente dos EUA, Barack Obama. Em 2017, se tornou a segunda mulher negra a tomar posse no Senado.

Continua após a publicidade

Em 2019, lançou campanha no partido Democrata para a sua indicação presidencial. À época, Biden foi seu oponente. Ela desistiu da disputa e apoiou Biden, que mais tarde a convidou para ser sua vice-presidente. A chapa foi eleita à Presidência dos EUA em novembro de 2020.

Deixe seu comentário

Só para assinantes