Sakamoto: Mundo teme guerra Irã e Israel, mas esqueceu genocídio em Gaza
O colunista Leonardo Sakamoto afirmou no UOL News desta segunda (12) que o mundo tem medo de uma guerra entre Israel e o Irã, mas esquece que a tragédia já começou há muito tempo, com o genocídio promovido na Faixa de Gaza.
Israel bombardeou nos últimos tempos Damasco, bombardeou Beirute, bombardeou Teerã. E toda vez que Israel bombardeia diretamente um alvo dizendo que é por conta da segurança, o mundo, seja ele o lado da Otan, americano, Atlântico Norte, quanto o outro lado, Putin, China, vem a público pra dizer: Oh, Irã, ou qualquer um envolvido, toma cuidado com o contra-ataque, toma cuidado, não vai fazer bobagem — como se Israel fosse inimputável. Israel não, vamos deixar bem claro, como se o governo carniceiro de Benjamin Netanyahu fosse inimputável também.
E aí o ponto é o seguinte: o Hamas, que também é uma tragédia completa — e ninguém aqui está defendendo o Hamas, o que eles fizeram no 7 de outubro é inominável. Só que aí, depois, o Benjamin Netanyahu multiplicou por 60, por 70, o inominável, ao criar um genocídio na Faixa de Gaza. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Sakamoto lembrou que cidadãos israelenses protestam diariamente em Tel-Aviv e outras cidades para Netanyahu deixar o poder ou negociar a libertação dos reféns.
Só que o governo Netanyahu não tem interesse em parar a guerra, porque se parar a guerra, ele cai e o Netanyahu vai preso, por conta de ataques à Suprema Corte, por conta de corrupção, por conta de uma lista gigante de capivara que ele tem e que nem tem a ver com a guerra.
Enquanto teve o ataque que matou um dos líderes do Hamas, lá em Teerã, enquanto o mundo tem medo da guerra, em Gaza, o que está acontecendo? Continua a quantidade de mortes industrial. E a última grande vergonha foi um ataque aéreo israelense que atingiu uma escola, matando 100 pessoas, 100 palestinos. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O mundo teme uma nova guerra, mas um genocídio já está em curso, ressalta Sakamoto.
Se tiver uma guerra entre o Irã e Israel vai ser um reposteo do tamanho do inferno. Só que já há um reposteo gigante acontecendo em Gaza. Já há um genocídio em curso em Gaza, não tem como não usar esse nome várias vezes, crime de guerra e genocídio acontecendo em Gaza. (...) O mundo começou a normalizar (...). Então, morre 100 aqui numa escola, um hospital é bombardeado mata mais 50, um campo de refugiados é bombardeado mais tanto, um caminhão levando suprimentos acaba atropelando 100 e fica por isso mesmo.
E aí o que a gente está fazendo? Estamos só esperando a contagem de corpos. Pode chegar a 70, 80, 90 mil palestinos mortos. A gente teme, porque uma guerra desse tamanho vai se espalhar pelo mundo inteiro. Mas, em se tratando de mortos, a tragédia já começou há muito tempo. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.