Conheça o Fattah-2, míssil usado pelo Irã em ataque contra Israel
Do UOL, em São Paulo
01/10/2024 19h21Atualizada em 02/10/2024 00h16
No ataque realizado pelo Irã contra Israel nesta terça-feira (1º), as forças iranianas usaram o míssil Fattah-2, anunciado no final do ano passado.
O que aconteceu
Míssil é hipersônico e teleguiado. Em seu lançamento, a mídia estatal iraniana descreveu o armamento como "um míssil de última geração com capacidade de planar" e que "ressalta a posição do Irã como um dos quatro países do mundo capazes de fabricar esse tipo de arma hipersônica". O foguete pode acertar alvos a até 1.400 quilômetros de onde for lançado, e viajar entre cinco e 15 vezes mais rápido que a velocidade do som, o que dificulta muito a interceptação pelos sistemas de defesa atuais.
Armamento foi usado para destruir radares israelenses. A agência de notícias Mehr, associada ao governo do Irã, afirmou que os radares Arrow 2 e Arrow 3 foram destruídos por mísseis Fattah-2. Além disso, a mídia estatal indicou que mísseis Fattah, primeira versão do Fattah-2, foram usados para atacar bases militares israelenses, e que as atingiram em menos de 15 minutos depois de seu lançamento. Israel diz que interceptou maioria dos 180 mísseis lançados com ajuda dos Estados Unidos.
Nome foi escolhido por líder supremo do Irã e tem referência em Alá. O míssil foi nomeado pelo supremo líder do Irã, Ali Khamenei, em referência a uma das características de Alá no Corão. No livro sagrado islâmico, Alá é descrito como "Al-Fattah", ou "o vitorioso", "o que traz a vitória".
Especificações técnicas do míssil Fattah-2, segundo a mídia local
- Produtor: Força Aeroespacial do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica
- Comprimento total: aproximadamente 12 metros
- Diâmetro: 80 cm primeira parte, 50 cm na segunda parte
- Alcance máximo: cerca de 1400 km
- Velocidade: aproximadamente 6.174 km/h [Mach 5] (na última fase), aproximadamente 18.522 km/h [Mach 15] (na primeira fase)
- Peso: 3.500 a 4.100 kg
- Peso da ogiva: aproximadamente 500 kg
- Peso dos explosivos: aproximadamente 200 kg
- Alcance máximo: cerca de 1400 km
Irã lançou vários outros mísseis contra Israel
Irã lançou mísseis contra território israelense. O Irã confirmou que 200 mísseis foram lançados contra Israel nesta terça-feira (1º) em resposta a mortes de líderes do Hamas e do Hezbollah, segundo a TV estatal do país.
Os ataques teriam ocorrido em duas ondas, com uma diferença de dez minutos entre as duas. Os iranianos alertaram que essa seria apenas a primeira onda de ataques e seria uma resposta aos assassinatos dos líderes do Hezbollah e Hamas.
Nas periferias de Beirute, a notícia foi comemorada, com fogos de artifício por parte dos apoiadores do Hezbollah. "Estamos atacando o coração da entidade de ocupação sionista. Caso Israel responda, nós os atingiremos mil vezes mais fortes", afirmou a Guarda Revolucionária.
O Irã afirmou que 200 mísseis foram lançados contra Israel, segundo a TV estatal do país. Fontes israelenses confirmaram que uma parte caiu sobre cidades, enquanto muitos teriam sido interceptados. Explosões foram ouvidas em Tel Aviv e Jerusalém.
Sirenes tocam por volta das 20h (horário local) em Tel Aviv, para alertar cidadãos: "continue a agir com responsabilidade e mantenha a calma, como tem feito até agora, e certifique-se de seguir as orientações. Somos fortes e podemos lidar com esse evento também", diz comunicado de Israel.
Não há informações sobre o número de pessoas afetadas. Mas analistas alertam que o impacto pode definir o destino do Oriente Médio.