Voo do Líbano ao Brasil tem reza, choro e palmas: 'Obrigada por me salvar'
Do UOL, em São Paulo
08/10/2024 17h17Atualizada em 08/10/2024 21h27
A viagem de volta ao Brasil com o segundo grupo de repatriados do Líbano, resgatados pela FAB (Força Aérea Brasileira) em meio aos bombardeios israelenses, foi marcada pela emoção dos passageiros. Eles desembarcaram em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, nesta terça-feira (8).
O que aconteceu
Um vídeo compartilhado pela FAB nas redes sociais mostra o embarque de idosos, crianças e uma cadeirante na aeronave KC-30. Emocionada, uma mulher aparece rezando, enquanto outra sorri para a câmera acompanhada de dois bebês.
Quando o avião pousa em Guarulhos, os repatriados aplaudem a tripulação.
Uma menina presenteou os militares com um desenho em que agradece pelo resgate. "Obrigada por ajudar a me salvar", ela escreveu. A criança posou para uma foto com a equipe.
Repatriados do Líbano
O segundo avião com repatriados brasileiros do Líbano pousou na manhã desta terça no Brasil.
Aeronave chegou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, às 6h58. Entre os 227 passageiros, há 49 crianças e três pets.
Passageiros partiram de Beirute às 18h30 do horário local (12h30, no horário de Brasília) de segunda-feira (7). No voo de ida, o avião K-30 da FAB levou doações humanitárias de insumo hospitalares. Outros bens emergenciais, solicitados pelas autoridades libaneses, devem ser transportados nos próximos voos, informou o governo brasileiro em nota.
Às 12h25, o avião da FAB decolou para resgatar um terceiro grupo de brasileiros em Beirute. O avião fará uma escala em Lisboa, em um trajeto que deve durar 9h20. O voo leva a segunda doação de insumos estratégicos em saúde para o Líbano. São 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis.
No domingo (6), o primeiro voo da Operação Raízes do Cedro chegou ao Brasil trazendo de volta 228 pessoas. Crianças foram as primeiras a desembarcar, carregando uma bandeira do Líbano. Na sequência, saíram outras pessoas carregando bandeira e usando blusas do Brasil. Todos comemoraram a chegada e foram recebidos pelo presidente Lula.
Mais de 2.000 pessoas foram mortas no Líbano em quase um ano de hostilidades entre Israel e Hezbollah, segundo a agência Ansa. Esse total de vítimas inclui 100 crianças.