Maior podcaster do mundo, 'cancelado' por mentir sobre covid, apoia Trump
Do UOL, em São Paulo
05/11/2024 11h57
Dono do podcast mais popular do mundo, o norte-americano Joe Rogan anunciou apoio ao republicano Donald Trump às vésperas das eleições no país.
O que aconteceu
Rogan fez aceno a Trump em publicação na rede social X após divulgar programa com entrevista a Elon Musk. "Ele tem o argumento mais convincente a favor de Trump que você vai ouvir. Eu concordo com ele em tudo. Só para registro: sim, este é um apoio a Trump", disse.
Apoio do podcaster é uma "grande honra", diz Trump. Em vídeo publicado no X, o republicano agradeceu a Rogan, a quem chamou de "um cara fantástico".
"Vale a pena ouvir esse podcast antes de votar amanhã", afirmou Musk. O bilionário é um dos maiores apoiadores da campanha republicana para as eleições.
Segundo o Spotify, o podcast "The Joe Rogan Experience" acumula 5,5 bilhões de visualizações. O produtor de conteúdo tem mais de 18 milhões de seguidores na plataforma e é considerado líder por ela e pelo Apple Podcasts.
Rogan foi acusado de espalhar uma série de desinformações sobre vacina contra a covid-19 no seu podcast. Entre as mentiras checadas e refutadas pela imprensa internacional estão a de que vacinas "mudam seus genes" e que a "ivermectina cura a covid".
Mentiras geraram "cancelamento" ao Spotify, dona do programa dele. Em 2021, o artista Neil Young retirou músicas do streaming em protesto à veiculação das informações erradas.
O Spotify acabou excluindo mais de 100 episódios da plataforma, mas renovou contrato com ele por US$ 250 milhões (mais de R$ 1 bilhão) em 2024.
Harris e Trump dividem famosos nos EUA
Nomes de peso da cultura pop estão entre apoiadores da candidata. Taylor Swift, Beyoncé e Billie Eilish são algumas das que acenaram em favor da democrata.
O rapper Eminem chegou a aparecer em evento de apoio a Kamala e o ex-presidente Barack Obama cantou um trecho de uma música dele em comício. George Clooney, Jennifer Aniston, Arnold Schwarzenegger, Scarlett Johansson, Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Julia Roberts, Leonardo DiCaprio, Sarah Jessica Parker, Matt Damon, Robert De Niro, Jennifer Lawrence, Bryan Cranston, Anne Hathaway e Demi Lovato também estão entre eleitores que declararam voto na vice-presidente dos EUA.
Um dos nomes de maior vulto no apoio a Donald Trump é o de Elon Musk. Ao longo da campanha, o republicano também recebeu o aceno o de 50 Cent, que publicou a capa de seu álbum "Get Rich or Die Trying", com o rosto do republicano; de Kanye West, Amber Rose, Azealia Banks, Mel Gibson e Dennis Quaid.