Biden anuncia perdão presidencial ao filho após dizer que não o faria
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (1º) que vai conceder perdão presidencial ao filho Hunter Biden, condenado duas vezes este ano em processos federais.
O que aconteceu
Biden confirmou a decisão em um comunicado. De acordo com o canal de notícias americano NBC News, o presidente justificou que os processos que condenaram Hunter foram infectados pela "política crua que levou a um erro judiciário". "Espero que os americanos entendam por que um pai e um presidente tomariam esta decisão", disse Biden em trecho do comunicado.
Perdão indica que Hunter Biden não será sentenciado por seus crimes. Com isso, o filho do presidente não deve ir para a prisão, o que era uma possibilidade. A concessão oficial de clemência não pode ser revogada pelo presidente eleito Donald Trump.
Decisão é um recuo de Biden, que disse publicamente mais de uma vez que não daria perdão ao filho. "Eu não vou perdoá-lo", disse o presidente em junho, logo após um julgamento em que Hunter foi condenado por três acusações federais sobre porte de arma.
Biden usou o perdão presidencial para evitar que filho vá para a cadeia, segundo a NBC News. A emissora lembrou que o presidente está em fim de mandato na Casa Branca e não tem perspectiva de assumir cargo político, o que dificultaria possibilidades de salvar o filho da prisão.
Penas de Hunter seriam divulgadas em meados de dezembro. Segundo a emissora americana, a sentença do filho de Biden no caso dos crimes por porte de armas será fixada em 12 de dezembro. No dia 16, está prevista a divulgação da condenação no processo em que ele se declarou culpado por evasão fiscal.
8 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Lucas Holmes Chaves
E ainda há gente aqui no Brasil que se refere aos EUA como se fossem um país sério, modelo a ser seguido...
Ivo Marques Ferreira
Ora, se a Lei permite, que se faça o que se está na Lei. Aliás, o mesmo vai acontecer com Trump, depois que assumir a Presidência dos EUA em 20.01.25. Como todos sabemos, existem Processos contra ele na Justiça Americana em que até já houve condenações, porém ainda sem Sentenças. Ora, saindo essas Sentenças durante seu Mandato de Presidente, ele mesmo vai lhe aplicar a Lei, e indultá-lo. Sim, lá é permitido o Auto Indulto.
Wilson Roberto Tozzi
PedofeliaDrogas. Os processos são inúmeros.