Fuga de Damasco e voo fora do radar: o que se sabe sobre paradeiro de Assad
O presidente sírio Bashar al-Assad embarcou em um voo em Damasco na madrugada de hoje enquanto rebeldes anunciavam a deposição e tomavam a capital após um regime de 24 anos. Segundo agências de notícia, ele está na Rússia após receber asilo humanitário.
O que se sabe sobre a fuga
Aliada do governo de Bashar al-Assad, a Rússia confirmou renúncia e fuga do país. Em comunicado emitido neste domingo, o Kremlin disse que o presidente sírio deu instruções para uma transferência pacífica de poder. Mas negou participação nas negociações para a fuga e também não deu informações sobre o paradeiro de Assad. Mais tarde, agências de notícias russas informaram que o país concedeu asilo humanitário ao ditador e à família dele, e que eles estão na capital Moscou.
Voo fora do radar. Dados de monitoramento do Flightradar24 indicam que voo SYR9218, da Syrian Air, decolou do aeroporto de Damasco por volta das 2h deste domingo, quando rebeldes tomavam a capital. A suspeita é a de que Assad estaria a bordo do avião, que se dirigiu à região costeira da Síria, fez uma curva brusca no sentido oposto e então desapareceu do mapa.
Relacionadas
Aeronave abatida ou radar desligado. Por enquanto, há duas possibilidades: a de que o avião tenha sido abatido ou de que o transponder, instrumento com dados da sua posição, tenha sido desligado.
Assad partiu em avião cargueiro. A aeronave é soviética, do modelo Ilyushin Il-76.
Última aparição pública. Assad foi visto pela última vez há uma semana, quando os rebeldes tomaram o norte de Aleppo e deram início a uma escalada para a tomada de poder.