Ministro diz que vai renunciar após acidente na Coreia: 'Responsabilidade'

O ministro de Transportes da Coreia do Sul, Park Sang-woo, anunciou que vai deixar o cargo por causa do acidente aéreo que deixou 179 mortos no país.

O que aconteceu

"Sinto muita responsabilidade por este desastre", afirmou Sang-woo em pronunciamento. Ele falou à imprensa local nesta terça-feira (7), mas disse que buscava "o momento certo" para se demitir diante da crise.

Medidas de segurança não foram suficientes, diz vice-ministro. O "número dois" da pasta dos Transportes afirmou que, apesar de ter sido feito conforme as regras nacionais e internacionais, o choque do avião contra o muro evidencia que as medidas não são as mais seguras possíveis.

Penas foram encontradas no motor da aeronave. Segundo o investigador Lee Seung-yeoul, esta evidência, combinada com gravações do momento em que a aeronave desceu rumo ao pouso, comprovam que um pássaro ficou preso no equipamento.

Transcrição de caixa-preta estará disponível para análise em breve, diz governo. Nessa segunda-feira (6), o Ministério do Planejamento sul-coreano afirmou que os dados de áudio estavam previstos ainda para a segunda e que o gravador de dados de voo será transferido para os Estados Unidos.

Imagem

Como foi o acidente

Siga UOL Notícias no

O avião estava pousando quando perdeu o controle, saiu da pista e colidiu contra um muro. O acidente aconteceu por volta das 9h da manhã de domingo (29), no horário local, 21h da noite deste sábado (28), no horário de Brasília. Estavam a bordo 175 passageiros e seis tripulantes.

Continua após a publicidade

Somente dois homens sobreviveram. Eles eram comissários de bordo e tinham 25 e 33 anos. Os dois estão internados com múltiplas fraturas e outras lesões.

O acidente teria sido provocado por uma falha no trem de pouso da aeronave. A tripulação do Boeing foi alertada pela torre de controle sobre o risco de colisão com pássaros antes de tentar pousar, disse o Ministério dos Transportes sul-coreano. Ju Jong-wan, diretor da pasta, disse ao jornal The New York Times que as caixas-pretas do avião foram recuperadas, o que deve auxiliar nas investigações.

Dos que estavam a bordo, 82 eram homens e 93 eram mulheres, com idades variando de três a 78 anos. O avião estava retornando de Bangkok, na Tailândia. O acidente ocorreu após uma tentativa de pouso na província de Jeolla do Sul, a 288 quilômetros de Seul. De acordo com autoridades coreanas, no avião estavam 173 passageiros coreanos e dois tailandeses.

Este é o acidente aéreo com o maior número de vítimas ocorrido na Coreia do Sul. Antes do desastre da Jeju Air, o acidente com maior perda de vidas havia sido o da Asiana Airlines Haenam, em 1993, que matou 66 pessoas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.