Topo

Esperar ou correr? Imagens mostram como é presenciar um bombardeio na Síria

17/04/2018 04h00

Imagens de ataques aéreos e disparo de mísseis geralmente são feitas a quilômetros de distância de seus alvos ou de cima, sempre de lentes distantes.

O conflito sírio que se arrasta por sete anos, no entanto, trouxe uma nova perspectiva do que é presenciar um bombardeio. Isso porque a guerra tem sido minuciosamente documentada com celulares e câmeras usados pelas pessoas do chão. 

Este vídeo reúne uma série de gravações feitas que dão uma dimensão maior do impacto de um ataque aéreo para a população em terra. São imagens feitas por sírios nos últimos anos, anteriores ao bombardeio mais recente no território, liderado pelos Estados Unidos na madrugada de sábado (14). 

Atualmente, a guerra síria se encontra em um estado de tensão mundial, com potências acusando o regime de Bashar al-Assad, apoiado pela Rússia, de ter conduzido um ataque químico contra sua própria população. Damasco e Moscou negam a responsabilidade pelo ataque. 

No sábado, como retaliação, EUA, Reino Unido e França conduziram um ataque coordenado para destruir o potencial químico do governo sírio.