Santa Catarina tem novo recorde de frio, com -8,8º C; SP chegará a 14º C

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

  • Reprodução

    Frio em Bom Jardim da Serra chegou a -8,8º C

    Frio em Bom Jardim da Serra chegou a -8,8º C

A manhã desta quarta-feira trouxe temperaturas ainda mais baixas na região Sul do país. A cidade de Bom Jardim da Serra (SC) apresentou -8,8° C na madrugada de hoje. São Paulo e Mato Grosso do Sul também tiveram municípios abaixo de 0° C.

Santa Catarina foi o Estado que, nesta madrugada, apresentou as temperaturas mais baixas, de acordo com a Somar Meteorologia. Além de Bom Jardim da Serra, municípios como Urupema (-7,3° C) e Ponte Alta do Norte (-6,6° C), entre outros, apresentaram temperaturas baixíssimas.

No Rio Grande do Sul, os termômetros atingiram o ponto mais baixo em Serafina Corrêa, na região norte, com - 4,5° C. No Paraná, São Mateus do Sul chegou a -5,1° C e Castro, a -4° C.

O que causa este fenômeno de baixas temperaturas é a massa de ar polar, que chegou ao país na última segunda-feira (17). Ela passa pelo Sul e sobe pelo interior do país, no Centro-Oeste. O Mato Grosso do Sul teve quatro municípios com temperatura negativa nesta manhã, entre eles Bela Vista (-2,2° C) e Rio Brilhante (-1,7°).

São Paulo

O Estado de São Paulo também marcou abaixo de 0° C, mas com um frio menos intenso do que o Estado vizinho. Barra do Turvo, próxima ao Paraná, foi mais uma vez a cidade mais fria, com -1,4° C.

Já a capital chegou a 7,9° C nesta madrugada e deve atingir no máximo 14° C à tarde, com chuva pela manhã e possibilidade. Se confirmada a previsão, o dia será o mais frio do ano em São Paulo.

Temperatura sobe na quinta

O frio deve se manter nestas regiões durante toda a quarta-feira, com possibilidade de se acentuar à noite. "As temperaturas só devem voltar a subir amanhã, no período da tarde", afirma a meteorologista Juliana Resende.

Na quinta-feira, Campo Grande, por exemplo, deve pular da mínima de menos de 10° C na madrugada para 25° C à tarde. Porto Alegre, de 6° C para 19° C e Curitiba, de 4° C para 18° C. "A temperatura mínima durante a manhã subirá bem devagar nos próximos dias, os termômetros devem subir à medida que aparece o sol, o que ainda não aconteceu nesta semana", explica Juliana.

São Paulo deverá começar com 9° C e chegar a 21° C, mas com tempo nublado, o que deve ocorrer até o fim de semana.

A especialista explica que, como a frente fria, que traz umidade, já passou e só ficou a massa de ar polar, seca, não houve registro de neve nesta madrugada, mesmo com as baixíssimas temperaturas. "A neve estava restrita ao início da semana, quando a frente fria trouxe umidade. Agora, a massa de ar polar aumenta a possibilidade de geada na próxima madrugada", afirma Juliana.

Veja imagens de Bom Jardim da Serra:

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos