Topo

Tartaruga que salvou espécie volta para casa em Galápagos após 87 anos

16/06/2020 02h42

Quito, 15 jun (EFE).- Diego, uma tartaruga gigante que ajudou a salvar sua espécie da extinção com uma série de acasalamentos que geraram 800 filhotes, retornou nesta segunda-feira às ilhas Galápagos, de onde foi levado há 87 anos.

Fontes do Parque Nacional das Galápagos confirmaram à Agência Efe o retorno de Diego e de outras 14 tartarugas que participaram de um crucial plano de procriação.

O programa começou nos anos 60, depois que especialistas equatorianos descobriram que apenas 12 fêmeas e dois machos da espécie Chelonoidis hoodensis permaneceram na ilha Española, pertencente ao arquipélago equatoriano.

Diego foi recrutado para a mesma missão em 1976 para fornecer ao programa de reprodução "a variabilidade genética" necessária para garantir a continuidade da espécie. Depois de procurarem por exemplares ao redor do mundo, os especialistas o encontraram em um zoológico de San Diego, nos Estados Unidos.

Com uma linhagem de 800 exemplares, Diego voltou à ilha Española com seus 14 parceiros de projeto, pois especialistas consideram que o risco de extinção pelo qual estavam mantidos em cativeiro na ilha de Santa Cruz não existe mais.

"Existem atualmente cerca de 2.300 espécimes naquela ilha que foram repatriados durante todos esses anos e não precisam mais ser mantidos em cativeiro, porque a população está crescendo. Portanto, eles vão ser liberados", disse o Parque Nacional das Galápagos.

O retorno de Diego é histórico, pois especialistas do parque acreditam que ele foi capturado na ilha em 1933.

O processo de transferência, anunciado em janeiro, deveria ter ocorrido em 27 de março, mas tinha sido adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.