Número de mortos no Japão por causa de chuvas torrenciais chega a 58
Grande parte das regiões do centro do arquipélago estão em estado de alerta, devido a passagem dos temporais. O registro pluviométrico atual é o maior em algumas décadas e vem provocando danos materiais.
As prefeituras de Gifu e Nagano são as mais afetadas pelas chuvas. O governo do Japão elevou o alarme nessas regiões para o máximo e recomendou a evacuação de 220 mil pessoas.
Em alguns pontos, o índice pluviométrico acumulado chegou a 800 milímetros. Diversos rios transbordaram, deslizamentos de terra foram registrados, casas foram destruídas, assim como rodovias e pontes.
Na ilha de Kyushu, que foi fortemente castigada pela chuva no fim de semana, as equipes de busca seguem trabalhando. De acordo com a emissora de televisão "NHK", o balanço de mortes no local é de 58 e o de desaparecidos é de 17.
O governo do Japão, segundo a imprensa local, pretende designar a área como de "desastre natural grave", o que permitiria receber ajudas financeiras emergenciais, para recuperação de danos.
A agência meteorológica japonesa prevê que, apesar da chegada ao centro do país, as chuvas fortes sigam acontecendo no sudoeste nos próximos dias. EFE
(foto) (vídeo)
ahg/bg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.