Topo

Centro Pulitzer financiará reportagens sobre impacto da covid na Amazônia

29/03/2021 23h55

Bogotá, 29 mar (EFE).- O Centro Pulitzer e o Fundo de Jornalismo da Floresta Amazônica (RJF na sigla em inglês) abriram uma nova convocatória de bolsas para financiar, com até US$ 5 mil, reportagens jornalísticas que abordem os impactos da pandemia de covid-19 na floresta amazônica e em suas comunidades.

A iniciativa, que conta com o apoio da Agência Efe, convida jornalistas, editores e organizações de mídia independentes a apresentarem propostas sobre o novo coronavírus, o desmatamento e outras ameaças críticas para a região.

O comitê responsável pela seleção dos projetos vencedores avaliará, especialmente, reportagens colaborativas envolvendo jornalistas locais ou indígenas. Devido à gravidade da pandemia, não serão aceitos temas que envolvam o deslocamento dos profissionais para terras indígenas ou populações vulneráveis.

Os projetos de reportagens devem ser enviados até o dia 15 de abril por meio do link www.rainforestjournalismfund.org/es/convocatoria-especial-destruccio n-de-la-amazonia-en-tiempos-de-pandemia e podem ser elaborados em espanhol, português ou inglês por autores de qualquer nacionalidade que vivam em algum dos países que contam com a floresta amazônica como parte de seu território.

Além disso, cada proposta deve ter uma estratégia clara de divulgação, incluindo uma carta de compromisso certificando sua publicação por parte de pelo menos um veículo de comunicação de alcance nacional ou regional.

Na semana passada, a Agência Efe e o Centro Pulitzer anunciaram um acordo editorial para a publicação de reportagens do RJF - uma iniciativa lançada em 2018 com financiamento do governo da Noruega - para incentivar jornalistas de todo o mundo a expandir a cobertura de temas que afetam florestas e clima.

As propostas que ganharem as bolsas - às quais os profissionais da Agência Efe também se podem candidatar - serão divulgadas pela Efe após o anúncio oficial do RJF.

O Centro Pulitzer é uma organização americana sem fins lucrativos criada em 2006 que apoia jornalistas independentes e organizações de notícias de todo o mundo que produzem e divulgam reportagens de alto impacto e qualidade sobre questões de importância global.