Topo

Schwarzenegger retorna à Áustria para evento contra a mudança climática

01/07/2021 02h25

Viena, 30 jun (EFE).- O ator e ativista Arnold Schwarzenegger chegou a Viena nesta quarta-feira, às vésperas da quinta edição da "Cúpula Mundial Austríaca", uma cúpula contra as mudanças climáticas que reúne políticos, empresários e ativistas ambientais de todo o mundo.

A poluição atmosférica será o tema central deste encontro, que decorrerá de forma "híbrida", ou seja, presencial e on-line, nas instalações da histórica Escola Espanhola de Equitação em Viena.

Como resultado da poluição atmosférica, mais de 400 mil pessoas morrem todos os anos na União Europeia (UE), alerta um relatório recente da Agência Europeia do Ambiente.

Outro destaque será "comemorar" o retorno dos Estados Unidos ao "Acordo de Paris", disse Schwarzenegger, americano de origem austríaca, no site do evento, idealizado por ele mesmo há cinco anos.

"Assim continuaremos a cruzada pela nossa saúde e pela saúde do planeta", acrescenta o ex-governador da Califórnia (EUA) entre 2003 e 2011.

O acordo de Paris, assinado em 2015, estabelece medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa a nível global.

O acordo foi abandonado em 2017 pelos Estados Unidos no governo do então presidente Donald Trump, mas o novo mandatário americano, Joe Biden, devolveu o país ao tratado.

Na véspera da cúpula de Viena, Schwarzenegger deverá encontrar-se hoje com o presidente austríaco, o ambientalista Alexander Van der Bellen, e outros participantes proeminentes.

O chanceler austríaco, o conservador Sebastian Kurz, estará presente na próxima quinta-feira, juntamente com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e o presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática 2021 (COP26), Alok Sharma.

Devido à pandemia do coronavírus, outras personalidades participarão de forma remota, como o secretário-geral da ONU, António Guterres; ou o enviado especial dos Estados Unidos para assuntos climáticos, John Kerry.

Além disso, a ativista sueca Greta Thunberg, fundadora do movimento ambientalista juvenil "Fridays for Future", o presidente da Costa Rica, Carlos Quesada, e o tricampeão mundial de ciclismo, o eslovaco Peter Sagan, entre outros, estão agendados para falar.

A "Cúpula Mundial Austríaca", que também contará com "heróis da ação climática" do mundo do esporte, da arte e da cultura, será transmitida na própria página do ator no Facebook e no site do evento.