Ministra francesa pede união por proteção da Amazônia e critica Bolsonaro
"Pelas declarações públicas, vejo que o Brasil não está totalmente convencido da necessidade de participar desse trabalho coletivo", disse a titular da pasta, em entrevista à Agência Efe.
O presidente da França, Emmanuel Macron, e Jair Bolsonaro trocaram farpas em declarações sobre a Amazônia em 2019, em meio a uma onda de incêndios na região.
"Estamos diante da dificuldade de encontrar um equilíbrio entre a soberania de um país e ao mesmo tempo o fato desse país (Brasil) ter os cuidados com um bem global. A saúde da Floresta Amazônica tem impacto sobre a resto do mundo. Por isso é um ativo global", afirmou Pompili.
"E Bolsonaro debocha um pouco disso, dizendo 'se você quer que protejamos um patrimônio mundial, você tem que reconhecê-lo dessa forma e de alguma forma nos ajudar'", acrescentou a ministra da Transição Ecológica da França.
Segundo Pompili, "é preciso pensar o tema de uma forma conjunta, levando em conta que a Floresta Amazônica se trata de um patrimônio mundial e de como podemos protegê-lo todos juntos, em nível multilateral".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.