Topo

'Especialmente atraente': como é o 'tritão-crocodilo' encontrado no Vietnã

Anfíbio da espécie Tylototriton ngoclinhensis foi descoberto no Vietnã Imagem: Reprodução / ZooKeys

Colaboração para o UOL

05/08/2023 04h00

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de anfíbio no Vietnã. O pequeno animal, que chama a atenção por sua cor laranja fluorescente, foi visto durante uma pesquisa de campo realizada em maio de 2022, em uma montanha na cidade de Kon Tum, segundo a revista científica ZooKeys.

Apelidado de Tylototriton ngoclinhensis, o tritão-crocodilo — um tipo de salamandra — parece um cruzamento entre um sapo e um lagarto. Apesar de ser uma descoberta recente, os pesquisadores responsáveis pelo estudo estão pedindo para que ele seja listado como ameaçado de extinção na Lista Vermelha de espécies ameaçadas da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

É uma descoberta excepcional, pois é uma das espécies mais coloridas do gênero Tylototriton.
Trung My Phung, um dos autores do estudo, à publicação Phys.org

Saiba mais sobre a descoberta da nova espécie:

Tylototriton ngoclinhensis. A nova espécie se destacou entre os cientistas devido a sua forma única de cabeça, que é mais longa do que larga, e sua cauda mais curta, de acordo com o The Mirror. O nome "ngoclinhensis" refere-se ao local em que o animal vive, Ngoc Linh Mountain.

Coloração também chama atenção. O anfíbio é preto e tem manchas laranjas e fluorescentes na cabeça e nas costas.

Autodefesa? Ainda não está claro para qual propósito as manchas laranjas podem servir, mas os pigmentos brilhantes em outras espécies de salamandras são considerados uma forma de autodefesa.

Exemplares da Tylototriton ngoclinhensis foram coletados no chão da floresta, sob árvores podres ou sob musgo, próximo a um pequeno riacho Imagem: Reprodução / ZooKeys

Acima do nível do mar. Os pesquisadores encontraram a criatura entre 1.800 e 2.300 metros acima do nível do mar. Altitude é um recorde para tritões, anteriormente encontrados entre 250 e 1.740 metros, ainda segundo o tabloide britânico.

Análises de DNA. Seis espécimes foram coletados do chão da floresta, fotografados, sacrificados e colocados em uma solução de etanol para análise posterior, de acordo com o Yahoo. Então, foram feitas análises de DNA, o que confirmou que as criaturas pertenciam a uma espécie distinta e não documentada anteriormente.

Espécie ameaçada. Apesar de ser uma espécie nova, os cientistas já sugeriram que ela seja listada como ameaçada de extinção na Lista Vermelha de espécies ameaçadas da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Todas as espécies de tritões-crocodilo já conhecidas são consideradas ameaçadas de extinção. Com o Tylototriton ngoclinhensis, devido à sua aparência colorida chamativa, supõe-se que a espécie será "especialmente atraente".

Novas espécies. Ainda de acordo com a pesquisa publicada na revista científica ZooKeys, novas espécies estão sendo continuamente descritas dentro do gênero Tylototriton. Um total de 12 novas espécies — da China, Tailândia e norte do Vietnã — foi registrado apenas nos últimos três anos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Especialmente atraente': como é o 'tritão-crocodilo' encontrado no Vietnã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meio ambiente