Sentou, mexeu orelha e se foi: câmera oculta em floresta flagra felino raro
Giovanna Arruda
Colaboração para o UOL
07/08/2024 19h00
Imagens capturadas em Minnesota (EUA) mostram um lince-do-Canadá andando pela floresta e sentando exatamente em frente à câmera, como se estivesse posando para o vídeo.
O que aconteceu
O felino foi visto andando pela floresta. As imagens do lince-do-Canadá (Lynx canadensis) foram obtidas graças a uma câmera instalada em uma área selvagem em Minnesota, nos Estados Unidos.
O lince passeia e senta em frente à câmera. A filmagem, feita no início de abril deste ano, mostra o animal se aproximando da câmera, sentando e mexendo as orelhas antes de se levantar e ir embora.
Responsáveis pelo projeto que flagrou o animal se surpreenderam com o resultado. Segundo o portal StarTribune, o biólogo Tom Gable encontrou o conteúdo enquanto repassava horas de filmagem feitas pelo projeto Voyageurs Wolf, que estuda a espécie na região. A clareza da imagem, a proximidade do lince com a câmera e o flagra durante o dia não são comuns, segundo Gable. Em entrevista ao StarTribune, o biólogo conta que, na maioria das vezes, as filmagens capturam os animais de longe ou à noite.
Região é afastada e lar para a espécie. Segundo Gable, a área em que o lince foi visto é em plena mata, afastada da cidade, e abriga ao menos quatro alcateias (grupos de lobos).
Projeto tem centenas de câmeras espalhadas pela floresta. O Voyageurs Wolf tem cerca de 350 dispositivos estrategicamente instalados na tentativa de encontrar, documentar e compartilhar flagras da vida selvagem local.
Espécie vive entre os Estados Unidos e o Canadá. O lince-do-Canadá é conhecido pela pelagem espessa e pelos tufos de pelos na ponta das orelhas. Em 2022, uma estimativa indicava que havia entre 100 e 300 linces-do-Canadá em Minnesota. A espécie é considerada ameaçada de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas, de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.