Justiça Eleitoral cassa governador de Roraima e dois deputados
O governador reeleito de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), foi cassado nesta sexta-feira (11) pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por utilizar a rádio estatal para promover sua candidatura.
A decisão foi tomada hoje, por cinco votos a dois. Além da perda do mandato, Anchieta Júnior foi multado em R$ 53.205 (50 mil Ufirs). A TRE determinou também a diplomação de Neudo Campos (PP), segundo colocado nas eleições, que deve assumir o governo na segunda-feira.
A ação que terminou com a cassação de Anchieta Júnior foi proposta por Campos, que acusou o seu adversário de se utilizar do programa de maior audiência da Rádio Roraima AM para propagandear a sua candidatura.
Na mesma sessão, foram cassados ainda o deputado federal Francisco Vieira Sampaio (PRP) --conhecido como Chico das Verduras-- e o deputado estadual George Melo (PSDC). O motivo para ambas as cassações foi compra de votos (captação ilícita de sufrágio). Os dois foram multados em cerca de R$ 1.000.
Na decisão, ambos foram declarados inelegíveis até 2018, e foi determinada a posse de Francisco Evangelista dos Santos de Araújo (PSL), como deputado federal, e Damosiel Lacerda de Alencar (PRP), no cargo de deputado estadual.
Os três cassados poderão recorrer da decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas terão de aguardar o julgamento fora dos cargos para os quais foram eleitos.
A reportagem do UOL Notícias não conseguiu localizar Anchieta Júnior e representantes do PSDB de Roraima para comentar a decisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.