Topo

Para Marco Maia, chances de se votar projetos sobre aborto na Câmara são "muito pequenas"

Para Marco Maia, chance se votar aborto na Câmara é mínima - Folha.com
Para Marco Maia, chance se votar aborto na Câmara é mínima Imagem: Folha.com

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

07/02/2012 15h10

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta terça-feira (7) que acredita que são mínimas as chances dos projetos relacionados à legalização e descriminalização do aborto sejam colocados em pauta este ano no Congresso Nacional.

O deputado petista argumenta que há uma série de projetos na Câmara sobre o tema, mas que a falta de consenso entre os parlamentares, o que impede que eles avancem em sua tramitação para chegar à aprovação e mudança da lei.

“Este tema é antigo no Congresso Nacional. É uma discussão acalorada que  temos aqui. Por que não se votou até o momento? Porque não tem acordo, assim como não temos acordo na reforma política, assim como não temos acordo para a aprovação dos casamentos de homossexuais e outros temas que são polêmicos”, afirmou Maia.

Mais cedo, a nova ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, defendeu que o fórum adequado para alteração da lei sobre proibição do aborto é o Legislativo.

“Cada vez que se polemiza do lado de lá [Executivo], passam para o lado de cá [Legislativo]”, brincou o deputado sobre a polêmica.

“Não temos acordo, não temos unanimidade para botar [o assunto em pauta], para o avanço na Câmara dos Deputados”, declarou o presidente. “Neste momento, [as chance de colocar em votação] é pequena, muito pequena”, finalizou.