Topo

Parlamentares trocam ofensas em sessão secreta da CPI

Maurício Savarese

Do UOL, em Brasília

10/05/2012 16h44Atualizada em 10/05/2012 17h01

Parlamentares da CPI do Cachoeira trocaram ofensas na sessão sigilosa desta quinta-feira (10) em meio à discussão sobre a presença de três advogados mencionados no escândalo de corrupção. Os mais exaltados foram o deputado Ônyx Lorenzoni (DEM-RS) e o senador Humberto Costa (PT-PE), que tiveram de ser separados pelos colegas.

A tensão surgiu quando foram reveladas as identidades de três advogados de defesa que acompanhavam o depoimento do delegado Matheus Rodrigues, responsável pela operação Monte Carlo na Polícia Federal.

Membros da comissão reclamaram por não terem sido avisados pelo presidente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O peemedebista afirmou que os advogados do bicheiro e empresário Carlinhos Cachoeira, do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) e do ex-diretor da construtora Delta, Claudio Abreu, tinham direito de acompanhar o processo.

Em meio a um bate-boca, Ônyx berrou que a CPI “é um circo”. Do outro lado da sala, Costa respondeu: “Então você é o palhaço”. Irritado, o deputado chamou o senador de sanguessuga, em referência a um escândalo de fraudes em compras de ambulâncias do período de Costa no Ministério da Saúde. O petista avançou na direção do adversário, e eles foram separados pelos colegas.

Apesar dos relatos, o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), minimizou as tensões entre os membros da CPI. “Se alguém ficou insatisfeito pela presença dos advogados, isso não é problema da CPI. A sessão é secreta, mas a presença dos advogados é perfeitamente legal”, disse.

Na saída, Ônyx apenas resumiu: “O senador [Costa] perdeu o controle”. Já o ex-ministro, ao deixar a sessão, comentou: "Não fui agredi-lo, fui questioná-lo”. Costa ainda se disse ofendido e prometeu “levar o processo adiante”, sem dar mais detalhes.

O delegado da PF depõe desde as 11h desta quinta-feira. Se houver tempo, ainda falarão dois procuradores da República