Topo

TRE marca para 7 de abril eleições em Cachoeira Dourada (MG)

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia

16/01/2013 20h19

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) marcou para o dia 7 de abril a eleição para definir o novo prefeito de Cachoeira Dourada (721 km de Belo Horizonte). O prefeito eleito, Walter Pereira Silva (PSDB), e o vice dele, Walteci dos Reis Storti (PTB), foram afastados nove dias depois de tomarem posse.

Segundo o TRE, houve compra de votos e uso da máquina pública durante a campanha eleitoral em 2012. A juíza relatora do caso, Alice Birchal, informou que como a chapa cassada teve mais de 50% dos votos, houve a necessidade de marcação de nova eleição.

Walter Silva, foi eleito com  1.161 (60%) votos e recorre da decisão de afastamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mesmo com o recurso em andamento, segundo a assessoria de imprensa do TRE, é possível agendar a data para a disputa eleitoral uma vez que Silva já não está mais no cargo de prefeito.

A cassação foi  confirmada pelo TRE-MG por unanimidade no dia 17 de dezembro. No entanto, como o Judiciário estava em recesso, entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro, Walter Silva disse não ter sido notificado da cassação e foi diplomado, na mesma data. Na volta do recesso, foi notificado formalmente pelo TRE e deixou o cargo.

De acordo com o tribunal, durante o período eleitoral, a PM (Polícia Militar) flagrou um caminhão fazendo entrega de materiais na casa de uma eleitora. As notas fiscais estavam em nome da Prefeitura de Cachoeira Dourada de Minas.

Em nota, a relatora do caso no TRE, Alice Birchal, disse que a entrega à eleitora foi determinada pela prefeitura em troca de votos, "configurando verdadeira doação ou distribuição gratuita de bens".

Na manhã de ontem, o peessedebista negou envolvimento no caso e alegou ter acontecido uma confusão na loja de material de construção. Na noite de hoje o UOL tentou falar com ele novamente, mas ele não atendeu às ligações.

Até o dia 7 de abril, o presidente da Câmara dos Vereadores José Márcio Storti (PTB) continuará a frente da Prefeitura de Cachoeira Dourada.