Topo

Para enfrentar Eduardo Campos, Dilma elogia "potencial" do Nordeste

De Maceió

13/03/2013 10h54

A presidente Dilma Rousseff reconheceu nesta quarta-feira (13) a força do Nordeste e o potencial de contribuição da região para o desenvolvimento do país, em entrevista a emissoras de rádio de Alagoas, onde a presidente esteve na terça-feira para visita a obras de ampliação do Canal do Sertão, de abastecimento de água.

"A gente tem de reconhecer a força, a teimosia, a persistência e a coragem do povo do Nordeste brasileiro. Ele é fundamental para o Brasil. O Nordeste nunca foi um problema nem pode ser tratado como um problema", disse a presidente. Na avaliação de Dilma, o Brasil "só será um país mais justo e desenvolvido" com investimentos em infraestrutura e em recursos hídricos simultaneamente à garantia de programas sociais.

Dilma tem intensificado as visitas à região, onde o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), concentra seu capital político. A presidente esteve em quatro Estados da região apenas neste ano.

Campos é apontado como um dos possíveis candidatos à sucessão presidencial em 2014, enquanto Dilma vai concorrer à reeleição.

Ao iniciar sua entrevista, a presidente disse considerar importante as parcerias mantidas entre os três entes federativos na condução das políticas do governo. "Tenho dito que é fundamental quando a gente dirige um país do tamanho do Brasil que a gente faça parcerias, daí a importância das parcerias que estabelecemos com os governadores, com os parlamentares. Todas essas parcerias, também com os prefeitos, são cruciais", afirmou.

Entre as parcerias citadas pela presidente está o enfrentamento da violência em Alagoas. "Vamos continuar com essa parceria com o governo de Alagoas. Vamos investir pelo menos mais vários milhões nessa questão da segurança", disse.

Ao encerrar sua entrevista, Dilma prometeu voltar ao Estado e sinalizou que continuará a manter contato permanente com a população da região. "Não só voltarei outras vezes a Alagoas, mas também que gostaria e aceito o convite (...) de mais uma vez usar esses microfones para conversar com a população do querido Estado de Alagoas."