Topo

Tribunal de Contas inicia auditoria nas contas da Prefeitura de Blumenau (SC)

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

20/05/2013 18h23

O TCE (Tribunal de Contas do Estado), em Santa Catarina, iniciou nesta segunda-feira (20) auditoria na Prefeitura de Blumenau (139 km de Santa Catarina) para averiguar se houve irregularidades nas contas da gestão de João Paulo Kleinubing (PSD), que governou a cidade entre 2005 e 2012.

Técnicos da Diretoria de Controle dos Municípios --órgão interno do TCE-- ficarão em Blumenau até sexta-feira (24) para analisar as contas e contratos feitos pelas secretarias municipais entre abril e dezembro de 2012.  Na sequência, o órgão irá elaborar, até 21 de junho, um relatório do que foi apurado.

A auditoria foi solicitada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que aprovou pedido da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), candidata derrotada à prefeitura do município nas eleições de 2012.

INVESTIGADOS NEGAM CRIMES

  • Renan Antunes de Oliveira/UOL

    Ex-prefeito de Blumenau se queixa de 'julgamento pela mídia' e lamenta ter usado 'palavrões'

  • Renan Antunes de Oliveira/UOL

    Ex-secretário que disse que povo 'tem que se f...' chora e diz ser 'um homem que ajuda a todos'

Em fevereiro deste ano, a atual gestão do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), que derrotou nas urnas Jean Kuhlmann, candidato de Kleinubing, afirmou ter herdado uma dívida de R$ 40,2 milhões.

A gestão de Kleinubing é investigada pelo Ministério Público de Santa Catarina em razão de um suposto esquema de corrupção que, nas contas do MP, teria desviado mais de R$ 100 milhões dos cofres públicos e envolveria várias secretariais municipais e vereadores do município.

As investigações apontam que o montante foi desviado por meio de fraudes em centenas de licitações para obras públicas, em especial de asfaltamento viário. No centro do esquema estaria a URB (Companhia Urbanizadora de Blumenau), estatal cujas contas também estão sob investigação do TCE após pedido da Promotoria de Moralidade Pública de Blumenau. 

Entenda o esquema: