Topo

Secretário nega envolvimento com a Máfia do Asfalto em Santa Catarina

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

01/05/2013 16h17

O secretário de Comunicação de Santa Catarina, Nelson Santiago, 41, negou, nesta quarta-feira (1º), envolvimento com a chamada Máfia do Asfalto. O nome dele aparece em uma conversa gravada pela Justiça do então prefeito de Blumenau e atual presidente do Badesc (Banco do Desenvolvimento de Santa Catarina) João Paulo Kleinubing com um secretário municipal de Obras à época. O ex-prefeito e o ex-secretário combinariam como fraudariam uma licitação.

Na terça-feira (30), a líder do PT na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), Ana Paula Lima (PT), pediu ao governador Raimundo Colombo (PSD) que demitisse Santiago e Kleinubing --hoje, presidente do Badesc-- dos cargos. 

Entenda o esquema

O MPE (Ministério Público Estadual) investiga um megaesquema de corrupção que teria desviado R$ 100 milhões de 2005 até 2012.

Santiago afirmou que não está "envolvido", apenas foi citado nas gravações. O secretário foi citado enquanto presidente do Badesc (gestão janeiro 2011 a janeiro de 2013, quando foi substituído pelo próprio Kleinubing).

Ele afirmou que ligou para Kleinubing "apenas para avisar que, por motivos do calendário eleitoral, a data para a Prefeitura de Blumenau apresentar algum projeto mudaria de 31 de agosto para 7 de julho [de 2012], dando dois dias para a prefeitura". "Dei um aviso, nada mais tive a ver com o desdobramento."

A deputada disse que "com o ex-presidente e o atual presidente do Badesc envolvidos na fraude, toda atuação do banco no Estado fica sob suspeição".

Santiago atribuiu as críticas da deputada Ana Paula ao fato dele ter atuação política em Blumenau, a mesma base dela: "Eu era presidente do PSD municipal (até dezembro 2012) e nesta condição participei de uma campanha contra ela".

O secretário disse que ainda não conseguiu saber qual a posição do governador Colombo sobre os desdobramentos do escândalo porque há dois dias não consegue falar com ele por telefone.