PUBLICIDADE
Topo

Política

Renan Calheiros assume a Presidência da República nesta sexta-feira

O senador Renan Calheiros, presidente do Senado, assume a Presidência da República com as viagens internacionais de Dilma, Temer e Henrique Alves - Wilson Dias/Agência Brasil
O senador Renan Calheiros, presidente do Senado, assume a Presidência da República com as viagens internacionais de Dilma, Temer e Henrique Alves Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Do UOL, em Brasília

23/05/2013 15h13

Terceiro na linha sucessória do mais alto posto do Executivo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assume nesta sexta-feira (24) a presidência do país de forma interina. Isso vai acontecer por causa das viagens internacionais da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Segundo a assessoria de Renan, ele deverá despachar no Palácio do Planalto nesta sexta-feira.

A presidente Dilma Rousseff viaja ainda hoje para a Etiópia para participar da comemoração do Jubileu de Ouro da União Africana. Já Temer vai de madrugada para o Equador, onde acompanha a posse do presidente Rafael Correa, reeleito em fevereiro passado.

Na ausência dos dois no país, o presidente da Câmara deveria assumir o posto, mas está em viagem oficial nos Estados Unidos desde o início da semana.

De acordo com as agências oficiais, Dilma deve retornar a Brasília no domingo (26). O vice-presidente voltará ao país na manhã do sábado (25). Alves também retorna no fim de semana à capital federal.

Com Renan no Planalto, o 1º vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), ocupa interinamente a Presidência da Casa Legislativa.

Política