Topo

Plebiscito de reforma política foi "sugestão", diz Dilma

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

04/07/2013 15h15

A presidente Dilma Rousseff disse, na tarde desta quinta-feira (4), em Salvador, que o plebiscito que pretende ouvir a população sobre a reforma política foi uma “sugestão” feita ao Congresso. Em discurso, a presidente ainda criticou os que são contra o plebiscito e disse que eles subestimam a inteligência e esperteza dos brasileiros.

  • 9844
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/06/27/qual-a-melhor-maneira-de-fazer-a-reforma-politica-no-brasil.js

“Como o Executivo federal não pode fazer isso [plebiscito], porque, pela Constituição, quem faz isso é o parlamento, nós encaminhamos uma sugestão, pedindo ao Congresso que convocasse esse plebiscito. Isso para ouvir o que as pessoas acham como devem votar, como acha que devemos financiar as campanhas políticas, para ouvir se as pessoas acham que deve ser voto secreto no Congresso, para ouvir como as pessoas acham que os suplentes de senadores devem eleitos e como se dará as coligações”, disse Dilma, sem falar sobre possível data da consulta.

A presidente ainda fez críticas aos opositores da ideia do plebiscito, citando que eles subestimam a “inteligência, sagacidade, esperteza" do povo brasileiro.

“Acho que o povo sempre mostrou, ao longo de toda nossa história, que suas escolhas foram acertadas. Portanto, eu não sou de acreditar que o povo é incapaz porque as questões são complicadas. Não é verdade. O povo brasileiro tem aquela inteligência que nos foi dada, nós fomos feitos de várias correntes, de vários feitos”, disse.

A presidente ainda pediu apoio aos prefeitos e lideres políticos presentes para concretizar a “oportunidade” que o país vive.

“Nós temos uma oportunidade de transformar de forma acelerada o nosso país. É agora que nós temos de fazer. Cada um de nós deve dar o melhor de si. Não descansarei enquanto não puder atender aquilo que é possível e fazer aquilo que muitas vezes pode parecer impossível, mas que a gente tenta, força e teima”, finalizou.

Dilma diz que críticos de plebiscito subestimam o povo brasileiro