Topo

Meditadores protestam em silêncio em frente ao Congresso Nacional

Protesto de meditadores no Congresso Nacional é iluminado por velas - Stéfane Rodrigues/Agência Câmara
Protesto de meditadores no Congresso Nacional é iluminado por velas Imagem: Stéfane Rodrigues/Agência Câmara

Do UOL, em Brasília

25/07/2013 17h22

Uma manifestação inusitada ocorreu nesta quarta-feira (24) no gramado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Cerca de 40 manifestantes fizeram um protesto em silêncio, meditando, no chamado Medita Ação Revolucionária. Eles pedem mudanças na vida do país, mas de forma pacífica.

“É importante ter outras formas de se manifestar que não sejam na base do grito. A gente tem uma questão simbólica de vir aqui, buscar uma conversa mais pacífica, uma situação mais tranquila, diferente de tentar agredir apenas”, afirmou a jornalista Georgeana Calimeris, que participou do protesto silencioso.

Esta foi a segunda vez que o gramado do Congresso recebeu o Medita Ação Revolucionária --- a outra havia sido no início do mês.

  • Agência Câmara

    Protesto usa papel higiênico em frente ao Congresso Nacional

Uma das organizadoras do evento, a terapeuta Adriana Clementino, explicou que o objetivo não é silenciar as manifestações das ruas, mas ampliar o “campo de consciência” e a “vibração de paz”. Segundo ela, a ideia do grupo, que se organiza pela internet, é promover mais meditações, com participação aberta a todos os interessados.

Nesta quinta-feira, o gramado recebeu outro protesto: manifestantes usaram rolos de papel higiênico para formar a palavra "limpe".

Em junho, o Congresso Nacional foi palco de várias manifestações. Na primeira de grande porte, em 17 de junho, manifestantes ocuparam a marquise do Congresso e só a desocuparam após cinco horas.

Nas semanas seguintes, a segurança do Congresso foi reforçada para evitar invasões, mas houve atos de violência e confrontos entre manifestantes e a Polícia Militar.

(Com Agência Câmara)