Topo

Governo deveria ter proposta mais planejada do trem-bala, diz TCU

Fernando Rodrigues

Do UOL, em Brasília

15/08/2013 06h00

O presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, disse nesta quarta-feira (14) que “o principal erro” do governo Dilma na formatação do trem-bala entre São Paulo e Rio foi não ter preparado “uma proposta mais estudada, mais planejada, no início do processo”. A obra foi adiada pela terceira vez nesta semana.

Nardes falou ao programa Poder e Política, do UOL e da Folha. Ele foi o relator da primeira proposta do trem-bala, e diz ter apontado “onde estavam os erros” para o governo. Mas o projeto nunca se tornou atraente para as empresas e está sendo sucessivamente postergado.


 

“O projeto é muito grande. Onde há obras desse porte, se o Estado não aportar, ele é deficitário. As empresas não estão querendo participar. As empresas querem ganhar, querem ter lucro”, diz o presidente do TCU.

Na entrevista, Nardes apresentou um estudo sobre as fragilidades gerenciais na execução dos investimentos federais no país. Diz ter mostrado os dados ao governo e propôs uma parceria para melhorar a governança do país.

Para o presidente do TCU, a baixa capacidade gerencial do governo ao executar obres está relacionada à demanda dos manifestantes que foram às ruas protestar em junho passado. “Não acredito que a gente possa combater a corrupção no Brasil sem uma melhoria de governança”, diz Nardes.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, os vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Principais trechos da entrevista com Augusto Nardes (10:19)

2) Governo planejou mal o trem-bala, diz TCU (1:14)

3) Nardes: Manifestações querem governo mais eficiente (4:08)

4) Orçamento impositivo precisa ter visão integrada de país (1:14)

5) Há risco de transposição do São Francisco atrasar mais(3:16)

6) TCU viu R$ 650 mi de sobrepreço em obras da Copa (1:26)

7) Nardes promete divulgar dados de viagens de ministros (1:14)

8) Quem é Augusto Nardes? (1:02)

9) Íntegra da entrevista com Augusto Nardes (54 min.)

 

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.