Topo

Reforma política: o que precisa ser mudado no sistema eleitoral e como isso pode acontecer? 7 especialistas comentam

Do UOL

Em São Paulo

27/09/2013 07h34

O tema da reforma política atravessa os anos em discussões intermináveis no Brasil e causa a sensação de que as ideias e as mudanças apontadas como necessárias nunca saem do papel. Parte dessas discussões aborda o sistema eleitoral e a representação no Congresso. Quantos parlamentares deveriam ter cada unidade federativa? Em que o sistema de voto distrital é ou não vantajoso em relação ao atual? Por que os deputados e senadores evitam tratar imediatamente de mudanças nesse sistema que, na visão de especialistas, são necessidades urgentes? Sete especialistas, entre jornalistas, colunistas de política e acadêmicos discutem a questão. Veja abaixo os vídeos.

ESPECIALISTAS COMENTAM:

  • Fernando Rodrigues, colunista, blogueiro e repórter do UOL e da Folha

Josias de Souza, jornalista, blogueiro do UOL em Brasília

Leandro Mazzini, blogueiro do UOL em Brasília, autor da Coluna Esplanada

Jorge Tarquini, coordenador da pós-graduação em jornalismo na ESPM

Leão Serva, jornalista e professor da ESPM

Geraldo Alonso Filho, diretor do Instituto Cultural da ESPM

José Roberto Whitaker Penteado, diretor-presidente da ESPM

Debate

A ESPM realiza em São Paulo no próximo dia 30 de setembro (segunda-feira), às 19h, o debate "Como (não) sou representado no Congresso Nacional".

Na esteira dos protestos que se espalharam pelo país em junho, em que ganhou força o bordão "Não me representa", em referência a políticos e partidos alvos da indignação de grupos de manifestantes, o debate pretende discutir a representatividade pelo voto e o sistema eleitoral.

O debate terá a participação do jornalista Saïd Farhat (conselheiro da ESPM), do professor titular do Departamento de Ciência Política da USP e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da USP (NuPP)José Álvaro Moisés, e do coordenador do movimento #EuVotoDistrital, Ricardo Martins. A moderação será de Luiz Felipe D'Ávila, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP).

Os interessados em assistir ao debate devem preencher a ficha de inscrição no site da ESPM com nome, e-mail e telefone (clique aqui para se inscrever).

O local do debate será o auditório Renato Castelo Branco, na ESPM, que fica na rua dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo.