Mesmo com aposentadoria, Barbosa não pode ser candidato em 2014; entenda
O anúncio da aposentadoria do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, nesta quinta-feira (29), trouxe de volta uma especulação de que ele poderia ser candidato à Presidência ou mesmo a outro cargo nas eleições de outubro.
- 30537
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2014/05/29/voce-acha-que-barbosa-vai-entrar-na-carreira-politica.js
Porém, mesmo sendo magistrado e tendo prazo diferente de cidadãos comuns para candidaturas, não há mais tempo hábil para concorrer.
Hoje, Barbosa é considerado inelegível. Segundo a Lei Complementar 64/90, o prazo para desincompatibilização para magistrados é de seis meses antes da data da votação, no caso, 5 de abril.
“Membros da magistratura, do Ministério Público e conselheiros dos tribunais de contas têm esse prazo mais esticado, que em regra é de um ano antes da eleição. Como o Joaquim Barbosa está fazendo somente agora, não cabe mais. Ele também teria de ter se filiado a um partido até 5 de abril”, disse o advogado e professor de direito eleitoral, Gustavo Ferreira.
Ainda segundo a lei, os magistrados --seja juiz, desembargador ou ministro-- não podem ser filiados a partidos políticos durante o exercício do cargo e só podem concorrer em eleições em caso de saídas em definitivo, ou seja, após exoneração ou aposentadoria. Por isso eles têm o prazo reduzido pela metade para se desincompatibilizar, que normalmente é de um ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.