Topo

"Temos nomes melhores", diz Vicentinho sobre candidatura de Cunha

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

04/12/2014 17h01

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT), disse nesta quinta-feira (4) que o partido deverá apresentar o seu candidato à presidência da Casa na próxima terça-feira (9). A apresentação promete esquentar ainda mais o clima em torno da disputa já que PMDB lançou, na última terça-feira a candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o cargo. Questionado sobre se Cunha teria perfil para presidir a Casa, Vicentinho ironizou. “Prefiro responder que temos nomes melhores.”

Vicentinho afirmou que o PT vai se reunir na semana que vem com lideranças do seu partido. O líder não citou nenhum nome, mas nos bastidores, os nomes mais cotados dentro do partido são: Arlindo Chinaglia (PT-SP), José Guimarães (PT-CE) e o do deputado eleito Patrus Ananias (PT-MG), que tomará posse no ano que vem.

Segundo o petista, a candidatura do partido não representa uma "afronta" ao nome de Eduardo Cunha, conhecido por ser crítico ao governo Dilma. “Não pode ser considerada afronta (...) os maiores partidos sempre fizeram um rodízio, e nós do Partido dos Trabalhadores imaginávamos e queríamos que essa indicação fosse natural. Mas não falaram nada conosco e nos sentimos no direito”, disse Vicentinho.

Nos últimos anos, um acordo estipulava que as duas maiores bancadas se revezassem na presidência da Câmara, mas a candidatura de Cunha, segundo Vicentinho, quebrou esse acordo.

Vicentinho disse ainda que o PT poderá apoiar um candidato de outro partido para a disputa com o PMDB. “Queremos que o nome que a gente apresente seja para a reflexão  com os outros partidos e nessa reflexão com outros partidos um outro nome de outro partido poderá surgir.  Tenho certeza de que teremos uma unidade seja lá qual for o nome”, afirmou.