PSOL já esperava saída de Randolfe e Heloísa Helena, diz Jean Wyllys
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou nesta segunda-feira (28), em São Paulo, que as saídas do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e da ex-senadora Heloísa Helena do PSOL eram esperadas. Helena se filiou à Rede Sustentabilidade, partido da ex-ministra Marina Silva, na semana passada. Randolfe seguiu o mesmo caminho e aderiu oficialmente à nova legenda nesta segunda-feira.
“Todo mundo no PSOL já aguardava essas saídas. A Heloísa já tinha sinalizado que, caso a Marina constituísse a Rede, ela iria. Elas são muito amigas. Ela [Heloísa] teve problemas com algumas tendências do partido [PSOL] por conta de temas ligados às liberdades civis, direitos sexuais reprodutivos das mulheres, notadamente a legalização do aborto. Creio que a legalização das drogas [defendida pelo PSOL] também seja um problema para ela”, comentou Wyllys.
“Acho que o Randolfe vai pelo mesmo caminho. Randolfe tem pretensões, veleidades de quem pretende concorrer a governador do Amapá. E esses temas, para ele, são espinhosos. O PSOL tem isso no programa. Talvez seja essa a razão. O Randolfe já não tinha tanta conexão com a bancada de deputados [do PSOL], ele agia de forma bastante isolada no Senado. Para mim, não faz muita diferença a presença ou ausência dele [no partido]”.
Novos filiados
Antes de perder Randolfe e Heloísa Helena, o PSOL havia expulsado o deputado federal Cabo Daciolo (RJ). Em contrapartida, obteve outras adesões e mantém cinco deputados federais em sua bancada na Câmara. “Acho estranho que vocês deem muita importância para a saída da Heloísa Helena e de Randolfe e não falem nada do ingresso do Glauber Braga [deputado federal que deixou o PSB-RJ], do Brizola Neto [ex-deputado que deixou o PDT) e da Marília Arraes [ex-PSB e neta do ex-governador Miguel Arraes], vereadora do Recife. O PSOL perde por um lado, mas ganha outras figuras importantíssimas, que são significativas e que abraçaram o nosso programa”, afirmou Willys.
O parlamentar elogiou a criação da Rede, mas disse estar satisfeito no PSOL. “Não sei ainda qual é a cara que a Rede quer apresentar par ao país. Se a rede vai ser um novo PSDB, se a Rede vai ser um novo PT, se a Rede é um partido liberal ou se é a Rede é um balaio de gato, que cabe tudo. Mas acho muito bem-vindo [o partido]. A Marina é uma pessoa séria. Há muita gente séria e muita gente de valor na Rede. Tenho amigos que estão na Rede, que fecham comigo em uma série de questões. Quero crer assim: que a Rede vem para somar no campo progressista. Vida longa para eles”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.